O advento deve ser marcado pela “oração, sobriedade e caridade”, diz o Papa Francisco
A igreja entrou este domingo num novo tempo litúrgico- o Advento e o Papa Francisco apelou à oração e à sobriedade.
“Que seja um tempo de esperança: ir ao encontro do Senhor que vem ter connosco. Da verdadeira esperança, fundada sobre a fidelidade de Deus e a nossa responsabilidade”, disse o Pontifice.
O Advento é o tempo de preparação para celebrar o Natal e começa quatro domingos antes desta festa. Além disso, marca o início do novo Ano Litúrgico católico .
Advento vem do latim “ad-venio”, que quer dizer “vir, chegar”. Começa com o domingo mais próximo da festa de Santo André (30 de novembro) e dura quatro semanas.
O Advento está dividido em duas partes: do início até ao dia 12 de dezembro, a Igreja volta-se para a segunda vinda do Salvador, que vai acontecer no fim dos tempos. A partir do dia 12 até o final (24), a Igreja orienta-se para a primeira vinda do Salvador, que encarnou no ventre de Maria e nasceu em Belém.
O terceiro Domingo é chamado Domingo “Gaudete”, ou seja, Domingo da alegria. Essa alegria é por causa do Natal que se aproxima. Nesse dia, pode-se usar cor-de-rosa, que é uma cor mais suave que o roxo, a cor deste tempo de esperança.
O Símbolo mais comum desse Tempo é a Coroa do Advento, com quatro velas a serem acesas a cada Domingo.