Padre Aurélio Sousa, natural das Sete Cidades, vai para a ilha mais pequena do arquipélago e é um dos sete sacerdotes nomeados para ofícios pastorais até novas nomeações do novo bispo de Angra
A nomeação pastoral do padre Aurélio Sousa, um dos mais novos sacerdotes ordenados em Angra, para a ouvidoria do Corvo é uma das sete “nomeações para ofícios pastorais” na Diocese de Angra “por necessidade do Povo de Deus” feita ainda pelo Administrador Diocesano, com efeitos a partir do primeiro Domingo do Advento, início do ano litúrgico.
O sacerdote, ordenado em setembro de 2020, em plena pandemia, agora com 29 anos de idade, era Vigário Paroquial da Matriz da Horta, dos Flamengos e do Salão, na ilha do Faial, onde também desempenhava a coordenação da pastoral juvenil. A partir do próximo dia 27 entrará na “paróquia da Matriz de Nossa Senhora dos Milagres, e será igualmente ouvidor do Corvo e Capelão da Santa Casa da Misericórdia dado que o padre Artur Cunha pediu a renúncia do ofício por limite de idade e razões de saúde” refere o despacho do cónego Hélder Fonseca Mendes, enviado ao Sítio Igreja Açores.
Na Horta, haverá também uma mudança com o padre Sérgio Mendonça a ser nomeado Administrador Paroquial da Paróquia de Nossa Senhora do Socorro no Salão, acumulando com os outros ofícios já assumidos, nomeadamente como pároco da Conceição, também no Faial.
Na ouvidoria da Graciosa, o padre João Paulo Brasil é nomeado Vigário Paroquial do Curato de Nossa Senhora da Vitória, na paróquia da Guadalupe e capelão das Santas Casas da Misericórdia de Santa Cruz e da Praia, acumulando com a função de docente da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, deixando, por seu lado, a paróquia de São Mateus da Praia. Ainda na Graciosa, o padre Júlio Alexandre Rocha é nomeado Administrador Paroquial de São Mateus da Praia e Vigário paroquial de Santa Quitéria da Fonte, acumulando com os restantes ofícios, nomeadamente o de ouvidor da Graciosa.
Em São Jorge, o padre Sandro Costa é nomeado capelão da Casa de Repouso João Inácio de Sousa, na paróquia da Matriz das Velas, para além das paróquias que já tinha.
Em Angra, o padre Duarte Gonçalves Rosa é nomeado capelão do Recolhimento de São Gonçalo e reitor da Igreja de São Gonçalo, lugar ocupado até agora pelo padre Vasco Parreira, que pediu a renuncia por motivos de saúde.
Em Ponta Delgada, o padre Hélio Soares é nomeado capelão do Lar Luís Soares de Sousa, acumulando com a paróquia de Nossa Senhora da Apresentação (Matriz das Capelas) e do Curato da Conceição, na ouvidoria das Capelas, que também dirige.
Finalmente, na ouvidoria da Povoação, o padre André Resendes é nomeado ouvidor da Povoação, acumulando com as paróquias que já vinha acompanhando, Remédios (Lomba do Loução) e Água Retorta.