Concerto inaugural será realizado pelo organista titular da Sé de Lisboa, António Duarte
O concerto inaugural do novo órgão de tubos da Igreja do Carmo, na Horta, terá lugar no próximo dia 14 de julho, às 21h00, e estará a cargo do organista titular da Sé patriarcal de Lisboa, António Duarte.
O novo instrumento foi adquirido na Holanda e está a ser montado pelo organeiro Pedro Guimarães desde o inicio do mês de julho para a Festa de Nossa Senhora do Carmo, que decorre entre os dias 7 e 17 de julho.
De 7 a 15 realiza-se a novena preparatória; no dia 13 há uma conferência proferida pelo padre Nelson Pereira, às 20h30, sobre “A via da beleza, itinerário de fé e encontro”.
No dia 15 de julho, às 20h30, haverá o concerto da Filarmónica Unânime Praiense e depois a actuação do Grupo Folclórico do Salão e, às 22h30, o grupo etnográfico de Castelo Branco.
No dia 16 de julho, às 11h00, a missa será presidida pelo padre Aurélio Sousa com a participação dos Carmelitas da ilha do Pico. Às 18h00, a missa solene da festa será presidida pelo Administrador Diocesano de Angra, cónego Hélder Fonseca Mendes, e a animação será feita pelo Coro Stella Maris. Às 19h30 realiza-se a procissão de Nossa Senhora do Carmo com as filarmónicas Nova Artista Flamenguense e Unânime Praiense.
Às 20h30 atuará o Grupo de Chamarritas Amigos das Angústias e depois segue-se a atuação da Filarmónica Nova Artista Flamenguense.
No dia 17 de julho a festa termina com a missa dominical presidida pelo Reitor da Igreja do Carmo, que terá transmissão em direto na RTP 1.
Esta é uma das festas mais importantes da Horta e da ilha do Faial, que envolve sobretudo os irmãos carmelitas.
Construída no século XVIII e mandada edificar por D. Helena de Boim, esposa do então capitão-mor Francisco Gil da Silveira, a Igreja do Carmo esteve durante muitos anos à espera de fundos para o restauro, o que foi conseguido em 2018.
A Ordem Carmelita tem mais de 200 irmãos ativos sendo considerada a maior dos Açores, neste momento.
Nossa Senhora do Carmo (ou Nossa Senhora do Monte Carmelo) é um título consagrado à Virgem Maria. Este título apareceu com o propósito de relembrar o convento construído em honra da Santíssima Virgem Maria nos primeiros séculos do Cristianismo, no Monte Carmelo, em Israel. A principal característica desta invocação mariana é apresentar o Escapulário do Carmo, símbolo que representa o acto de se estar ao serviço do Reino de Deus e que traz muitas indulgências, graças e outros benefícios espirituais a quem assume este sinal e esta proposta como seus.