Igreja desafiada a comunicar com «rostos» concretos, nas redes digitais

Jornadas de Comunicação debateram presença no Instagram, sublinhando importância do fator humano

Os participantes nas Jornadas de Comunicação 2019, que se concluem hoje em Fátima, defenderam a necessidade de apresentar “rostos” concretos nos vários projetos católicos nas redes digitais.

Cerca de 150 pessoas marcaram presença na iniciativa, que decorreu desde quinta-feira, numa organização do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais e da Rede Mundial de Oração do Papa em Portugal sobre o tema “O impacto da imagem”, com atenção particular à presença no Instagram.

No momento de partilha de conclusões, oito grupos apontaram prioridades, como a de falar a “linguagem do outro”, com atenção à “ternura” e à escuta, recorrendo a uma “comunidade de publicadores”.

Os participantes convidaram as várias instituições a “arriscar”, dando protagonismo aos jovens, sendo também capazes de mostrar os “bastidores”, sem medo das imperfeições.

“É preciso habitar realmente o mundo digital, comunicando com ternura e autenticidade”, assinalou-se, nas intervenções conclusivas.

Em cima da mesa esteve também a necessidade de centrar-se mais em “causas”, com testemunhos.

Na primeira conferência da manhã, Paulo Salgado, docente da Universidade do Minho, falou sobre a influência e o poder da imagem no Instagram, apresentando “estratégias e práticas” que passam, entre outras, por “construir comunidade”, sem deixar, por exemplo, comentários por responder.

“É importante ser genuíno”, apontou.

O especialista considerou “fundamental” o tipo de interação – seguir, gostar, comentar, responder – e “partilhar pequenas doses de conhecimento”.

A iniciativa, que decorreu no ‘Domus Carmeli’, em Fátima, integra pelo segundo ano consecutivo as Jornadas Nacionais de Comunicação Social, promovidas pelo Secretariado Nacional das Comunicações Sociais, e as IV Jornadas de Comunicação Digital, promovidas pela Rede Mundial de Oração do Papa em Portugal.

O programa incluiu reflexões sobre os desafios da comunicação da Igreja aos jovens, estratégias de comunicação de eventos, marcas e pessoas e como usar o Instagram na comunicação de uma instituição eclesial.

Acrescentando uma vertente mais prática às Jornadas, o programa encerra-se, esta sexta-feira, com dois workshops sobre Design de comunicação de eventos (cartazes, posts para várias Redes Sociais) e captação e elaboração de pequenos vídeos institucionais, breves declarações ou entrevistas.

 

(Com Ecclesia)

Scroll to Top