Obras de restauro e conservação da bancada e teto demoraram quatro meses
A Igreja de São Roque, nos Altares, na ilha Terceira vai reabrir ao culto na próxima sexta feira, dia 5 de setembro.
A cerimónia de reabertura está agendada para as 20h00, e conta com a presença do Vigário Geral da Diocese, Pe Hélder Fonseca Mendes e do Perfeito de Estudos do Seminário Episcopal de Angra, Pe José Júlio Rocha que realizará uma palestra sobre “A Casa da Igreja”.
O templo, que esteve encerrado ao culto desde a Páscoa, foi alvo de “obras de conservação e renovação” ao nível da bancada, das estruturas de suporte do teto, soalho e limpeza “mais aprofundada”, disse ao Portal da Diocese o pároco dos Altares, Pe João Pires.
“A igreja já não sofria uma intervenção de fundo desde a sua reconstrução após o sismo de 80”, lembrou o sacerdote justificando as obras como uma “intervenção de primeira necessidade”.
As obras realizaram-se com o apoio financeiro dos paroquianos, sobretudo emigrantes e também com apoios oficiais, repartidos entre o Governo Regional dos Açores e a Câmara Municipal da Angra do Heroísmo.
Além das obras de restauro, a paróquia aproveitou para instalar um equipamento de som novo – “oferta de um paroquiano”- direcionado para a celebração da palavra, “idêntico ao da maioria das igrejas do país”.
Igreja de São Roque dos Altares localiza-se na freguesia dos Altares, concelho de Angra do Heroísmo, na ilha Terceira. O templo tem como orago São Roque desde 25 de junho de 1988, a data da sua reabertura depois das obras de reconstrução após o sismo que abalou a ilha Terceira 1 de janeiro de 1980.
A sua primitiva construção remonta ao século XV, em data anterior a 1480.
Apesar do padroeiro da freguesia ser São Roque, a principal festa religiosa da comunidade ocorre anualmente no primeiro domingo do mês de Setembro, e é dedicada a Nossa Senhora de Lourdes, culto introduzido na freguesia em finais do século XIX.