Igreja de São Bartolomeu do Pico vai ser dedicada

Templo tem um novo altar

O Bispo de Angra vai presidir à cerimónia de dedicação do altar da Igreja de São Bartolomeu, na Silveira, na ilha do Pico, informa uma nota do pároco enviada esta sexta feira ao Sítio Igreja Açores.

A igreja foi inaugurada em 1888 mas, na altura, foi apenas benzida, como normalmente acontecia naquele tempo, precisa a nota que adianta, ainda, que “ a igreja ao longo da sua história já sofreu dois incêndios que destruíram a Capela Mor do edifício e mais recentemente sofreu obras após o sismo de 1998”.

A Igreja vai receber um novo altar e um novo ambão, ambos em talha, de acordo com os retábulos da igreja.

A Silveira foi elevada a Paróquia a 8 de janeiro de 1957, depois de ter pertencido à Paróquia da Matriz da Santíssima Trindade das Lajes do Pico.

De acordo com a nota, a celebração vai ser animada pelo Grupo Coral da Paróquia, com o apoio do Grupo Coral de Santa Bárbara das Ribeiras. Na cerimónia estarão presentes vários sacerdotes da Ouvidoria do Pico.

A preparação espiritual para a celebração acontecerá com um tríduo preparatório, onde os alunos da catequese vão participar “de uma forma mais activa nas celebrações eucarísticas do tríduo”.

D.António de Sousa Braga presidirá ainda à dedicação da Igreja de Santa Cruz das Ribeiras no dia 17 de janeiro, 4 dias depois da paróquia ter completado 100 anos.

 

 

Scroll to Top