Trata-se da III Estação de uma exposição da DRAC intitulada “Lugares do Sagrado”
A Igreja de Santa Luzia vai acolher a partir do próximo sábado até dia 28 de julho a III Estação de um projecto da Direção regional da Cultura intitulada Lugares do Sagrado, deste feita com o título “Contemplar”.
A iniciativa é uma espécie de três em um: celebra o Dia dos Monumentos e Sítios, que se assinala esta quinta-feira, dia 18 de abril, mas também os 25 anos de edificação deste templo debruçado sobre a cidade e, ainda, os 50 anos da revolução de abril, já que o templo foi o escolhido pela Comissão Diocesana Justiça e Paz para assinalar esta efeméride.
“Será um momento muito significativo” refere o pároco, padre Pedro Lima, que adianta ao Sítio Igreja Açores que a exposição terá dois núcleos que “dialogam entre si”: um dedicado aos fragmentos da Igreja velha e outro destinado aos desenhos e vida da Igreja nova, com a exposição de 45 bens culturais entre alfaias, esculturas litúrgicas, gravuras e desenhos de arquitectura.
Esta é a Igreja mais nova da cidade de Angra e é uma igreja inspirada na doutrina conciliar consubstanciada na constituição Gaudium et Spes.
“Quem aqui entra encontra sempre a Igreja aberta, sem qualquer divisão, o que significa que não há barreiras. Todos são benvindos. Ao fundo há dois janelões sobre a cidade, isto é, uma igreja virada para o mundo, para a cultura, para a política e para os problemas das pessoas. Encontramos aqui também uma visão ecológica pois no momento celebrativo é o verde da natureza, é o azul do Céu que vemos , aquilo que o Papa nos chama a atenção para a preocupação da casa comum” refere o sacerdote que diz que todas as iniciativas projectadas têm sempre em conta este diálogo com o mundo.
No dia 25 de maio está prevista uma mesa redonda que envolverá os três parócos da paróquia no momento em que a Igreja foi projectada- cónego Manuel Carlos Alves, reitor do Santuário do Senhor Santo Cristo- e os padres Jaime Silveira e José Júlio Rocha. Nesta Tertúlia participarão também Rafael Barcelos e Maduro Dias.