Iniciativa tem como tema «A Alegria do Encontro com Jesus Cristo»
A Igreja Católica em Portugal vai promover de 29 de outubro a 5 de novembro a Semana Nacional da Educação Cristã 2017, apresentando o amor como marca distintiva da proposta católica.
“A essência da lei, o segredo da vida, está no total e incondicional amor a Deus, como condição e medida para o igualmente indispensável amor ao próximo. Amemos assim, e veremos o que será de nós”, refere a nota pastoral para esta iniciativa, publicada pela Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina Fé (CEECDF).
O texto enviado hoje ao site Igreja Açores, tem como tema «A Alegria do Encontro com Jesus Cristo».
Os responsáveis católicos sublinham o fascínio que a pessoa e o ensinamento de Jesus continuam a exercer sobre as novas gerações, e sublinham a importância das celebrações e da leitura da Bíblia para reforçar nos jovens cristãos este “encontro” com Cristo.
O texto conclui com uma referência ao encerramento do Centenário das Aparições, em Fátima: “Que Maria, Mãe e Serva do Senhor, na conclusão do centésimo aniversário das suas aparições em Fátima, nos ajude a saborear a alegria deste encontro”.
A semana Nacional de Educação cristã termina com um encontro de catequistas em Fátima, que se realiza entre 3 e 5 de novembro.
A diocese de Angra estará na Cova da Iria com um dos grupos mais numerosos de sempre, composto essencialmente por catequistas das ilhas terceira e de São Miguel.
O Serviço Diocesano tem um novo diretor desde o inicio do Ano Pastoral. O Pe. Jacob Vasconcelos lidera, de resto, a comitiva açoriana que traz igualmente outros sacerdotes com responsabilidades ao nível da catequese.
Este ano a diocese vai apostar na formação dos catequistas e no desenvolvimento da catequese de adultos como forma de envolver os pais na comunidade paroquial.
“É uma aposta nova e diferente que envolve a paróquia, os catequistas e os pais pois se estes não estiverem comprometidos e envolvidos não há catequese que frutifique”, afirmou o Pe. Jacob Vasconcelos ao Igreja Açores.
As ferramentas essenciais para este projecto irão ser aprofundadas no encontro nacional de catequistas de 3 a 5 de novembro, em Fátima, onde a diocese de Angra se fará representar com um dos maiores grupos de sempre.