Iniciativa decorre até 22 de maio. Na Diocese de Angra tem o ponto alto no dia 18 com a apresentação da pública da Exortação A Alegria do Amor
A Igreja Católica celebra de hoje a 22 de maio a ‘Semana da Vida’ 2016, centrada na ecologia, com o objetivo de que a sociedade assuma “a responsabilidade, a grandeza e a urgência da situação histórica”.
“A degradação que causamos à nossa casa comum resulta da degradação humana que se processa em conjunto”, escreve a Comissão Episcopal Laicado e Família no guião da ‘Semana da Vida’.
A comissão, através do Departamento Nacional da Pastoral Familiar, considera que o Papa “acordou” as pessoas de “um certo torpor e uma alegre irresponsabilidade” quanto à questão da ecologia, através da Encíclica ‘Laudato Si’.
“Francisco quer transmitir-nos a sua confiança: nem tudo está perdido porque nada anula por completo a abertura ao bem, à verdade e à beleza, nem a capacidade de reagir que Deus continua a animar no mais fundo dos nossos corações”, desenvolve a reflexão.
Na encíclica ‘Laudato Si’, o Papa realça que na família se “cultivam os primeiros hábitos de amor e cuidado da vida” – o uso correto das coisas; a ordem e a limpeza; o respeito pelo ecossistema local e a proteção de todas as criaturas.
O departamento da Comissão Episcopal Laicado e Família “teve em mente” que cada Igreja doméstica é o “espaço mais propício para se ler e meditar” o documento papal, sem esquecer “outros grupos e muito menos as comunidades eclesiais”.
A apresentação da Exortação Pós Sinodal A Alegria do Amor é, de resto, um dos momentos altos das celebrações da Semana da Vida na diocese de Angra.
A iniciativa será protagonizada pelo bispo de Angra, D. João Lavrador, dia 18, pelas 20h30, no Convento dos Franciscanos em Santa Cruz, na Lagoa.
No dia 19 realizam-se as jornadas da família, no salão paroquial de Água de Pau, inspiradas no tema de Semana da Vida: “Família, Vida e Ecologia”. Este encontro destinado a todos os agentes de pastoral familiar tem inicio às 20h30.
O guião, disponível no sítio online http://leigos.pt/, foi preparado para “ajudar a valorizar” momentos pessoais e comuns de reflexão, interioridade e partilha com uma agenda com propostas para cada dia entre 15 e 22 de maio; sugestões para a Eucaristia dominical, com preces para a Oração Universal; a meditação dos Mistérios do Rosário; a Oração cristã com a criação, do Papa Francisco e um guia de leitura da ‘Laudato Si’.
O Serviço diocesano da pastoral da Familia afirma que a ‘Semana da Vida’ deve ser para todos uma “celebração da vida acolhida, agradecida e partilhada”, proporcionando o encontro com a ecologia integral.
(Com Ecclesia)