Viagem ao Dubai decorre de 1 a 3 de dezembro
O Papa vai discursar, a 2 de dezembro, na Conferência dos Estados Partes na Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas (COP28), marcada para o Dubai, informou hoje o Vaticano.
Francisco desloca-se aos Emirados Árabes Unidos de 1 a 3 de dezembro, a convite do xeque Mohammed bin Zayed Al Nahyan, presidente do país.
A sala de imprensa da Santa Sé divulgou o programa da visita, que se inicia pelas 11h30 de Roma, estando a chegada ao Dubai prevista para as 20h25 (16h25 de Lisboa).
A 2 de dezembro, pelas 10h00 locais, Francisco intervém na COP28, acolhida na Expo City, seguindo-se “encontros bilaterais privados”, de acordo com o Vaticano; às 15h30, prosseguem os encontros privados, que ocupam o resto da agenda de sábado.
O domingo, 3 de dezembro, é dedicado à inauguração do ‘Pavilhão da Fé, na Expo do Dubai, pelas 09h00, antes da partida do aeroporto internacional, às 10h15, rumo a Roma.
Na sua nova exortação ‘Laudate Deum’ (Louvai a Deus), publicada a 4 de outubro, o Papa desafia os participantes da COP28 a fazer desta cimeira do clima uma ocasião “histórica”, promovendo uma transição urgente para “energias limpas” e abandonando os combustíveis fósseis.
“Não podemos renunciar ao sonho de que a COP28 leve a uma decidida aceleração da transição energética, com compromissos eficazes que possam ser monitorizados de forma permanente. Esta Conferência pode ser um ponto de viragem”, escreve.
Francisco apela à assunção de “fórmulas vinculantes de transição energética que tenham três caraterísticas: eficientes, vinculantes e facilmente monitoráveis”.
A nova exortação sobre o tema da ecologia integral visa dar continuidade à reflexão da encíclica ‘Laudato Si’ (2015), publicada antes da COP de Paris.
A 28ª conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas vai ser realizada de 30 de novembro a 12 de dezembro.
Esta é 45ª viagem internacional do pontificado, iniciado em 2013, tendo Francisco visitado 61 países, incluindo Portugal; o Papa esteve no Reino do Barém, de 3 a 6 de novembro de 2022, e nos Emirados Árabes Unidos, de 3 a 5 de fevereiro de 2019.
Sultan Al Jaber, presidente da COP28, esteve no Vaticano, a 11 de outubro, tendo manifestado o apreço dos Emirados Árabes Unidos pelo “firme apoio” do Papa à “ação climática positiva para promover o progresso humano”.
(Com Ecclesia)