No dia 27 de outubro todas as comunidades cristãs açorianas são especialmente convidadas a refletir sobre a guerra em Israel e a “catástrofe humana” na Faixa de Gaza
“O Papa Francisco convoca-nos para ‘um dia de jejum e de oração, de penitência, na sexta-feira, 27 de outubro, convida-nos a unirmo-nos aos irmãos e irmãs doutras confissões cristãs e doutras religiões bem como a todos os que se preocupam pela causa da paz no mundo, e pede a todas as Igrejas particulares que participem nesta iniciativa”, referem os bispos católicos, numa nota enviada aos órgãos de comunicação social.
A Conferência Episcopal, “em plena sintonia” com a convocação do Papa Francisco, convida “todos os cristãos, famílias, paróquias, comunidades religiosas, dioceses e outras instituições eclesiais”, a viver este dia 27 de outubro numa jornada de “jejum e de oração pela paz, segundo as modalidades mais convenientes”.
“Invoquemos a Deus para que, por intercessão de Maria Rainha da Paz, derrame a paz no coração do mundo e nos faça a todos seus construtores”, adianta a nota.
Nos Açores, a iniciativa é desenvolvida em todas as comunidades, com destaque para momentos de oração nas Igrejas paroquiais e nos santuários, onde a oração pela paz já é uma realidade diária. Para além das celebrações organizadas, todos os diocesanos são convidados a ter em mente esta prioridade do jejum e da oração pela paz.
O Papa convocou esta “jornada de oração, jejum, penitência”, a 27 de outubro, para cristãos, pessoas de outras religiões e os que “têm no coração a causa da paz no mundo”, convidados a unir-se à iniciativa “da forma que julgarem oportuno”.
“Nessa tarde, às 18h00, na Praça de São Pedro, viveremos em espírito de penitência uma hora de oração para implorar a paz para os nossos dias, a paz para este mundo”, adiantou.
Francisco pediu que as várias dioceses e comunidades católicas participem neste momento, “preparando iniciativas similares, que envolvam o povo de Deus”.
Esta celebração em Roma pode ser seguida em direto nos media do Vaticano em https://www.vaticannews.va/pt.html , a partir das 16h00, hora dos Açores.