Igreja açoriana celebra Jubileu da Misericórdia

No Pico e em São Miguel, as igrejas jubilares- nos dois santuários principais- vão acolher celebrações

Foto: Cartaz do Jubileu da Misericórdia

No próximo Domingo, 27 de abril, Domingo da Divina Misericórdia, na vivência do Jubileu da Esperança, haverá pelas 16h00, a celebração do Jubileu da Misericórdia no Santuário Diocesano do Senhor Bom Jesus Milagroso – Igreja Jubilar da Ilha do Pico, com a presença das instituições e entidades que se dedicam ao apoio caritativo e social na ilha do Pico, informa uma nota enviada esta tarde ao Sítio Igreja Açores.

Estão envolvidas na dinamização desta iniciativa a Cáritas da Ilha do Pico, a Obra Social Madre Maria Clara (casa de acolhimento de crianças e lar de jovens) das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição, as  Santas Casas da Misericórdia das Lajes, São Roque e Madalena, as Câmaras Municipais de Lajes, São Roque e Madalena, as Comissões de Proteção de Crianças e Jovens das Lajes, São Roque e Madalena e o Serviço de Segurança Social da ilha do Pico, informa ainda a nota.

A Eucaristia será aplicada em sufrágio pelo Papa Francisco e será presidida pelo Mons. Mário Rui Leite de Oliveira, Chanceler do Supremo Tribunal da Assinatura Apostólica do Vaticano, que vai estar a pregar o terceiro turno de retiro do Clero Diocesano, que começa esta segunda-feira, na ilha Montanha.

Também em São Miguel, no domingo, haverá a celebração deste Jubileu, no Santuário do Senhor Santo Cristo, a partir das 15h30, envolvendo todas as ouvidorias da ilha. Será celebrada uma Via Lucis Pascal e todas as ouvidorias foram convidadas a participar ficando responsáveis por uma meditação. Além disso foram convidadas a Obra Social Padre Américo- Casa do Gaiato, Instituto da Mãe de Deus, Romeiros, Cáritas e Projeto São Lucas.

O Domingo da Misericórdia ou Festa da Divina Misericórdia, instituída pelo Papa São João Paulo II, no ano 2000, é celebrada sempre no 2ª Domingo da Páscoa.

“É necessário transmitir ao mundo este fogo da misericórdia. Na misericórdia de Deus o mundo encontrará a paz, e o homem a felicidade!”, disse São João Paulo II (Cracóvia – Łagiewniki, 17 de agosto de 2002), conhecido também ele como apóstolo da Misericórdia, ao espalhar a devoção.

Dela falou também o Papa Francisco: “Voltemo-nos a esta fonte. Peçamos a Cristo o dom da misericórdia. Deixemos que nos abrace e entre dentro de nós. Tenhamos a coragem de voltar a Jesus, de encontrar o Seu amor e misericórdia nos sacramentos. Sintamos a Sua proximidade e ternura e então também nós seremos mais capazes de misericórdia, paciência, perdão e amor”. E, prosseguiu: “A escolha do primeiro domingo depois da Páscoa não é coincidência – esta é a oitava da Ressurreição do Senhor, que coroa a celebração do Mistério Pascal de Cristo.

 

Scroll to Top