Projeto “Croché+65” é promovido pelos diversos centros de dia e de convívio, no âmbito do envelhecimento ativo
As ruas das freguesias de São Miguel vão ficar mais coloridas durante o período de Natal com as peças de croché que os idosos dos centros de dia e de convívio da maior ilha do arquipélago estão a desenvolver no âmbito do projeto “Croché+65”.
De acordo com uma nota enviada ao Sítio Igreja Açores pelo Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora da Oliveira, da Fajã de Cima, concelho de Ponta Delgada, uma das entidades envolvidas, “o desafio passa por embelezar as ruas com estas peças artísticas valorizando a pessoa idosa através da `expoisção´dos trabalhos de artesanato realizados” no âmbito do programa Tecer para o Envelhecimento Fortalecer e a Cidade Rejuvenescer.
Esta sexta feira, dia 21, pelas 14h00, no Campo de São Francisco, local onde decorre o Mercadinho de Natal, as várias Instituições participantes vão decorar uma árvore com a presença de idosos das várias freguesias. Mas, o objetivo é que estas peças possam também “animar” as diferentes freguesias da ilha.
Esta iniciativa que promove o “envelhecimento ativo”, recuperando e valorizando uma atividade tradicional, contou com a adesão de 16 entidades-
Centro Paroquial de Bem Estar Social de S. José, Centro Social e Cultural da Casa de Povo de Fajã de Baixo, Centro Social e Paroquial de N.ª Sr.ª da Ajuda da Bretanha, Centro Social e Paroquial de N.ª Sr.ª da Oliveira – Fajã de Cima, Centro Social e Paroquial de S. Pedro, Centro Social e Paroquial de S. Roque, Centro Sócio Cultural de S. Pedro- Lagoa, Casa de Povo de Capelas, Casa de Povo dos Fenais da Luz, Casa de Povo do Livramento, Casa de Povo da Maia, Casa de Povo de Pico da Pedra, Casa de Povo de Santo António, Lar Luís Soares de Sousa, Lar Bom Jesus da Pedra e Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande- com o apoio da Câmara Municipal de Ponta Delgada e da Associação ARRISCA.