Idosos da Misericórdia da Ribeira Grande fazem “presépio de lapinha” para oferecer ao Papa Francisco

O Presépio será entregue no Santuário de Fátima que se encarregará de fazer chegar ao Vaticano mais esta lembrança

Os idosos da Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande, na ilha de São Miguel, estão a `montar´um presépio de lapinha para oferecer ao Papa Francisco aquando da sua deslocação a Fátima, para presidir à primeira peregrinação internacional aniversária do Centenário das Aparições de Nossa Senhora na Cova da Iria, a 12 e 13 de maio.

“Trata-se de uma iniciativa integrada nas actividades ocupacionais destes idosos na qual depositam um grande empenho pois sabem que o produto das suas mãos vai ter como destinatário o Santo Padre” refere ao Igreja Açores o vice provedor da Misericórdia da Ribeira Grande, António Pedro Costa, lembrando que “como a maioria é católica ainda tem um significado maior”.

A `lapinha´ é um presépio típico da ilha de São Miguel e é “montado” a partir de materiais naturais, nomeadamente rocha, musgo, conchas e areias e composto por figuras de barro em miniatura, geralmente feitas por artesãos propositadamente para as `lapinhas´.

O presépio será enviado para o santuário de Fátima que depois se encarregará de o entregar no Vaticano, uma vez que não haverá possibilidade de ser entregue por mão própria, dado que o Papa não terá qualquer momento no Santuário, aquando da sua visita em maio, para receber este tipo de ofertas.

Como é sabido a diocese de Angra convidou o Papa Francisco a visitar o arquipélago, mas o Sumo Pontífice declinou o convite, em carta enviada ao Bispo de Angra, pedindo aos açorianos que estivessem em Fátima unindo-se a ele em oração.

Na história da diocese açoriana apenas um Papa visitou o arquipélago, nomeadamente as ilhas Terceira e São Miguel. São João Paulo II presidiu a uma Eucaristia em Angra e a uma celebração da palavra em São Miguel, em 1991, quando visitou Portugal e os dois arquipélagos dos Açores e da Madeira.

Scroll to Top