I Congresso Ibérico da Pastoral Penitenciária

Diocese de Angra participa na mesa redonda sobre “Pastoral Penitenciária, Compromisso da Comunidade”.

Realiza-se de 1 a 4 de Maio, em Fátima, o I Congresso Ibérico da Pastoral Penitenciária cujo tema principal é “Dignificar a Pessoa Presa”, no qual estará presente uma delegação dos Açores.

 

A iniciativa é da Coordenação Nacional da Pastoral Penitenciária e contará com representantes de Portugal, de Espanha, de Andorra e de Gibraltar.

 

A coordenação diocesana para a Pastoral Penitenciária, na Diocese de Angra, que está a cargo do Pe Teodoro Medeiros, estará representada por uma delegação com elementos da Terceira e de São Miguel, entre os quais destaque para Fernanda Evangelho, que é uma das mais antigas visitadoras do Estabelecimento Prisional de Angra e que tem desenvolvido inúmeras ações junto da população prisional de Angra, ao longo de várias gerações.

 

A dirigente da Cáritas da ilha Terceira será uma das oradoras na mesa redonda sobre “Pastoral Penitenciária, Compromisso da Comunidade”, em representação do país, no terceiro dia do Congresso.

 

Os trabalhos começam com uma conferência sobre “Os direitos humanos dos presos” pelo  Secretário do Conselho Pontificio “Justiça e Paz”, Monsenhor Mario Toso.

 

No segundo dia, as problemáticas discutidas incidirão sobre as questões jurídicas, onde pontuarão as intervenções dos presidentes das Comissões Episcopais da Pastoral Penitenciária de Portugal e de Espanha, seguindo-se uma conferência – “Leitura humanista da mediação penal”- pelo professor de direito André Lamas Leite.

 

Da parte da tarde haverá uma nova mesa redonda sobre a Dignificação da Pessoa no Sistema Penal de Portugal e de Espanha, onde estão previstas as intervenções de Mouraz Lopes e Ramon Cánovas Calatrava, respetivamente.

 

Seguem-se duas conferências sobre a Missão da Igreja na Prevenção, na Prisão e na reinserção, a cargo do Bispo Encarregado da Pastoral Penitenciária em Espanha, Mons. Juan José Omelia e do Presidente da Comissão Episcopal da Pastoral social e da Mobilidade, D. Jorge Ortiga.

 

Durante os dois dias seguintes, os congressistas irão debater, ainda “As causas e consequências da Prisão”, com testemunhos de reclusos, “A visão ético teológica da prisão” , entre outros.

 

Durante os trabalhos irá decorrer, também, um pequeno mercado/exposição de artigos de artesanato realizados em diferentes estabelecimentos prisionais do país.

Scroll to Top