Iniciativa é da Câmara Municipal em coordenação com a Ouvidoria. O grupo é acompanhado pelo padre Jason Gouveia, colocado recentemente nesta ouvidoria de São Miguel
Para parte do grupo é a primeira vez que se desloca a Fátima e outros tantos nem sequer tinham andado de avião. Por isso, a experiência da peregrinação a Fátima está a ser, para os organizadores e para os próprios peregrinos, todos com mais de 65 anos, “algo muito emotivo”.
“É, no fundo, viver aquilo que acompanham pela Televisão todos os dias” refere ao Igreja Açores o padre Jason Gouveia, assistente espiritual do grupo e recém chegado à ouvidoria do Nordeste, na ilha de São Miguel.
O sacerdote acompanha um grupo de 89 idosos, de todas as paróquias da ouvidoria, que são beneficiários do “Cartão do Idoso”, uma iniciativa da Câmara Municipal do Nordeste que abrange cerca de 400 idosos do concelho, proporcionando-lhes apoios no pagamento da medicação e descontos vários nos parceiros do comércio local.
“Todos os anos estes idosos têm várias iniciativas e uma delas é proporcionar-lhes uma visita mais prolongada a um lugar. O ano passado estivemos na Madalena do Pico e este ano decidimos vir a Fátima porque era um desejo frequentemente falado por todos” refere, por seu lado, o presidente da Câmara Municipal do Nordeste, António Miguel Soares, que integra a peregrinação.
“Estas pessoas são muito devotas. Eu próprio lembro-me da visita da Virgem peregrina de Fátima quando era criança e como isso me marcou”, afirma.
“Para estas pessoas, que têm fé, frequentam as celebrações e têm esta devoção- algumas delas nunca tinham andado de avião, sequer- é uma emoção muito grande” refere ainda o autarca, que no ano passado levou um grupo à ilha do Pico.
“As despesas são asseguradas pela autarquia e pelos próprios, que pagam metade” esclarece o autarca nordestense afirmando, já, que “a experiência está a correr muito bem e quem sabe se não a vamos repetir”.
O grupo chegou ao Santuário esta terça feira, dia 26 de setembro, e partirá na sexta-feira.
“Não se trata de uma viagem turística apenas. Viemos aqui para sentir e viver esta espiritualidade de Fátima e relembrar a mensagem que é de conversão através da oração. As pessoas estão muito emocionadas”, refere, por outro lado, o padre Jason Gouveia.
“Até para mim, que acabei de chegar, foi uma surpresa. Brinco com o grupo e digo que os pastorinhos traziam aqui as suas ovelhas a pastorear; eu agora como pastor deles também os trago aqui a beber desta espiritualidade”.
“Eu próprio consagrei o futuro do meu ministério a Nossa Senhora, para que o meu trabalho dê frutos” referiu ainda.
O grupo vai participar em várias celebrações na Capelinha das Aparições, nas Basílicas e na Via-sacra, pelo caminho dos pastorinhos, até ao calvário Húngaro onde terão uma celebração particular.