Criado em 1997, grupo de jovens da Paróquia Nossa Senhora da Saúde celebra aniversário com missa de ação de graças este sábado
Os 20 anos de atividade ininterrupta do Grupo Jovens Caminhantes são assinalados com uma missa de ação de graças, hoje às 19h00, na Igreja Nossa Senhora da Saúde nos Arrifes. A Eucaristia será animada pelos membros atuais do grupo e por antigos elementos, alguns dos quais membros fundadores e presidida pelo Pároco, Pe. Davide Barcelos.
O grupo foi criado em 1997 para colmatar a falta de atividades com os mais jovens e criança, na paróquia. Inicialmente com cerca de 12 elementos o grupo começou por fazer atividades com crianças, visitar os doentes; vieram depois as participações nas jornadas do Dia Mundial da Juventude. Mais tarde, o grupo, com alguma assiduidade, começou a animar as Eucaristias da Paróquia, de acordo com a informação avançada pelo boletim paroquial, a que o Igreja Açores teve acesso, por duas das suas fundadoras Goreti Freitas e Barbara Moniz.
A coordenadora do grupo, Nicole Moniz, destaca o papel que o grupo ainda tem na vida da paróquia: continua a animar semanalmente a Eucaristia dos sábados, ajuda nos cortejos alegóricos, organiza atividades no dia do doente, no Natal e na Páscoa.
Para o Pároco, Pe. Davide Barcelos, o Grupo de Jovens Caminhantes “é fundamental para a dinâmica da evangelização da juventude; com eles é mais fácil saber como se chega aos mais novos”. E cativá-los “é o maior desafio” acrescenta Nicole Moniz, que não se conforma com o facto deste ano só terem conseguido cativar dois novos elementos.
Para o sacerdote, “Este é um grupo de mérito, porque está sempre presente, aceita todos os desafios que a paróquia lhe coloca, por exemplo, para o Sagrado Lausperene deste fim de semana são eles que vão fazer a simbologia para o Lausperene. É um grupo muito bom que é preciso proteger e amparar”.
A Missa de Ação de graças pelo 20º aniversário decorre este sábado, pelas 19h00, na Igreja Nossa Senhora da Saúde.