Iniciativa voltou a juntar centenas de fieis
Os graciosenses cumpriram o voto de 1717 à Senhora de Guadalupe, saindo em peregrinação até ao Monte da Senhora da Ajuda, esta quinta feira.
Toda a ilha voltou a parar durante a manhã de ontem, a partir das 7h00, altura em que começou a celebração da eucaristia na igreja paroquial seguindo-se depois a procissão até ao Monte de Nossa Senhora da Ajuda.
Este voto do povo graciosense surgiu no ano de 1717, altura em que a Graciosa foi atingida por uma forte crise sísmica, que deixou muitas famílias sem abrigo.
A procissão que liga as freguesias de Guadalupe e de Santa Cruz, saiu às 8 da manhã da Igreja de Guadalupe, depois já em Santa Cruz, subiu ao Monte da Senhora da Ajuda, onde foi celebrada missa campal. Após a missa, iniciou-se o regresso ao Guadalupe, num percurso que totaliza 10 quilómetros, e que, todos os anos, é percorrido por gente de todas as idades.
A tradição diz que esta procissão se realize a 24 de Maio, mas nunca ao Domingo, pois a origem do voto é de que os graciosenses prometeram um dia de trabalho.