Diácono António Rocha será o pregador
As Festas de Nossa Senhora da Luz estão a decorrer na freguesia da Luz, na Graciosa, de 2 a 6 de setembro, e assinalam a última grande festa de verão na ilha, reunindo milhares de emigrantes e turistas que, por esta altura, veraneiam nesta ilha do grupo central açoriano.
As festas religiosas, que têm entre hoje e amanhã o seu expoente máximo, vão ser pregadas pelo diácono António Rocha.
No encerramento da festa haverá um concerto realizado pela Orquestra “Pautas de Luz”, que decorrerá na Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Luz este domingo após a procissão da padroeira.
Este concerto terá a participação de coralistas convidados das ilhas de São Jorge e Graciosa, bem como dois solistas oriundos da ilha Terceira – baixo e contralto.
No concerto serão interpretadas obras do compositor açoriano Antero Ávila para coro e orquestra de cordas, transpostas para sopros, bem como obras de outros compositores internacionais.
A Orquestra “Pautas de Luz” foi criada para o 1.º Festival Pautas de Luz, que decorreu em janeiro deste ano, e é constituída por músicos das 4 bandas filarmónicas da Graciosa e terá neste evento, mais uma vez, a direção musical de uma maestrina convidada.
Numa época em que os apoios à cultura escasseiam, a organização deste evento “conta com o apoio de particulares, entre empresários e emigrantes graciosenses, e com o voluntarismo e solidariedade de todos os participantes, os quais aceitaram o convite sem qualquer retribuição monetária” sublinha a nota da ouvidoria.
Recorde-se que esta Orquestra estreou-se em janeiro deste ano com uma iniciativa em Iniciativa no âmbito das comemorações do Jubileu da Misericórdia, envolvendo vários músicos, na altura regidos pela maestrina Marla Monteiro