Plano de investimentos para 2015 prevê entre outras intervenções nas igrejas dos Jesuítas em Angra e das Manadas, em São Jorge
A ante-proposta de Plano de investimentos do Governo Regional dos Açores para 2015 prevê um investimento de 1,8 milões de euros na recuperação de património religioso na Diocese de Angra, nomeadamente a intervenção nas Igrejas do Faial e do Pico, destruídas pelo sismo de 98 e a intervenção nas igrejas das Manadas, na ilha de São Jorge e do Colégio dos Jesuítas, na ilha Terceira.
Concretamente, a ante proposta prevê um investimento de 845 mil euros para a execução do Protocolo com a Diocese de Angra para o apoio à reconstrução das igrejas e estruturas pastorais, das ilhas do Faial e Pico, afetadas pelo sismo de 9 de julho de 1998.
A ante.proposta prevê, igualmente, o investimento de 543, 720 mil euros para a intervenção de reabilitação na estrutura da cobertura e património integrado da igreja das Manadas, na ilha de São Jorge e outro investimento de 470,700 mil euros para a recuperação do imóvel da Igreja dos Jesuítas de Angra do Heroísmo, na ilha Terceira.
Além desta verba está, igualmente, previsto um investimento na ordem dos 15 mil euros para o inicio do processo de inventariação dos bens móveis da Diocese.
O projeto de inventário dos bens culturais da diocese- bens móveis, integrados e arquivos- arranca com a aquisição de software, ao abrigo do programa de incentivos para sistemas de gestão- Projecto Thesaurus-, aquisição de equipamentos informáticos e um plano de formação ao nível das diferentes ouvidorias.
A proposta de Plano será entregue na Assembleia Legislativa dos Açores, pelo Governo regional, ainda durante o mês de novembro.