Plano pastoral está concluído e aposta na pastoral da familia, catequese e vocações
Realiza-se no próximo dia 15 de novembro, pelas 20h30, na igreja Matriz da Horta o segundo Encontro de Coros das Paróquias da ilha do Faial, culminando quatro dias de formação liturgica promovida pelo Serviço Diocesano de Apoio à Liturgia com o formador Pe Nuno Duarte, da Diocese de Aveiro.
Trata-se do primeiro grande evento na Ouvidoria do Faial, neste novo ano pastoral, que há muito vem apostando numa escola da liturgia, que reune mensalmente, e que este ano é reforçada com a presença deste especialista que percorrerá também outras ilhas do arquipélago, nomeadamente as ilhas do Pico, Terceira e São Miguel.
A família, a catequese e as vocações, no ano em que se assinala a Vida Consagrada, constituem, no entanto as grandes apostas da ação pastoral na Ouvidoria da Horta que não descurará a pastoral da juventude e a liturgica.
O plano pastoral, delineado a partir das orientaçõs diocesanas, que propõem uma igreja em “saída” para comunicar a Alegria do Evangelho, dá particular destaque à Pastoral da Família , coordenada pelo Pe. Paulo Silva, prevendo-se entre outras ações, a organização das Jornadas sobre a Família na Ouvidoria, durante a Semana da Vida (10 a 17 de Maio), a publicação de um Boletim sobre problemáticas da família, a celebração do Dia Mundial da Família e a criação da Família Franciscana Hospitaleira Secular.
No que respeita à pastoral da catequese e vocações, coordenada ao nível da Ouvidoria pelo Pe Bruno Rodrigues, realiza-se já em novembro, o Retiro de Catequistas no Advento . Mais tarde, na Quaresma, terá lugar um novo retiro: o Dia de Deserto. Será, igualmente, celebrado o dia do catequista, na Paróquia do Capelo.
Como em 2015 se assinala o Ano da Vida Consagrada, a Ouvidoria vai apostar na realização de encontros de religiosos com alunos da catequese, como forma de “ Despertar da Vocação” e encontros com Pais e Catequistas pelas Irmãs franciscanas da Imaculada Conceição , nos quais se falará da Vocação Consagrada, da importância do Acompanhamento e da Oração em Família.
De resto, já esta semana, haverá acolhimento de seminaristas do Seminário Episcopal de Angra que desenvolverão trabalho pastoral em várias paróquias. O Dia do Consagrado e a semana das vocações também serão vividas de forma intensa com vários eventos, com a presença de consagrados, como as Irmãzinhas dos Pobres.
Na pastoral litúrgica, coordenada pelo Ouvidor, pe Marco Luciano, o destaque vai para a Escola da Liturgia, e para a realização do 7º Encontro de Acólitos da Ilha do Faial, em fevereiro e para a 3ª Peregrinação Diocesana dos Acólitos (em julho).
No que respeita à Pastoral da Juventude, coordenada pelo Pe João Ponte, a Ouvidoria do Faial irá celebrar O Dia Mundial da juventude com uma vigilia e celebrará retiros e encontro do Movimento Oásis.
A Ouvidoria do Faial tem 13 paróquias, seis delas, integradas na zona pastoral da Horta, asseguradas in solidum por três sacerdotes e as restantes por mais três sacerdotes.