Mais de cem catequistas participam numa formação inicial, no Centro Pastoral Pio XII até domingo
A delegação de São Miguel do Serviço Diocesano da Evangelização, Catequese e Missão realiza desde ontem, no Centro Pastoral Pio XII em Ponta Delgada, uma formação base de catequistas em parceria com as ouvidorias de Ponta Delgada e das Capelas, que mobiliza mais de uma centena de catequistas.
Esta formação iniciou-se no ano passado nas ouvidorias da Ribeira Grande e Povoação e vai prosseguir, de forma descentralizada, nas ouvidorias da Lagoa e Vila Franca do campo, no Salão de Nossa Senhora dos Anjos, em Água de Pau, na próxima semana de 29 de janeiro a 4 de fevereiro. Mais tarde, depois da Páscoa, será a vez das ouvidorias de Nordeste e Fenais de Vera Cruz receberem também esta formação.
“O intuito é dar a formação básica sobre o que é a catequese, o catequista, o que se anuncia envolvendo novos catequistas e dando-lhes bases, mas também aproveitar a oportunidade para reciclar os que já dão catequese pois há sempre a introdução de conteúdos novos”, referiu ao Igreja Açores o Pe. Hélio Soares, responsável pelo Serviço Diocesano na ilha.
A partir do documento aprovado pelos bispos para a catequese A Alegria do Encontro com Jesus Cristo, a equipa formadora pretende, através de novas dinâmicas de grupo e metodologias cada vez mais atuais, “ despertar o catequista para a necessidade de fazer uma caminhada pessoal com Jesus para, depois, proporcionar os meios de encontro entre as crianças e Jesus”, acrescentou o sacerdote que agora é também o ouvidor das Capelas.
Esta formação é desenvolvida por leigos e por sacerdotes procurando sempre envolver sacerdotes das próprias ouvidorias que acompanhem mais de perto o percurso catequético das suas comunidades.