Novena terminou ontem. Padre Nelson Pereira desafia a “uma oração que nos converta o coração”
O Santuário diocesano de Nossa Senhora dos Milagres, na Serreta, ilha Terceira, vive hoje o seu dia maior com quatro celebrações litúrgicas. Às 16h00, o bispo de Angra presidirá à Missa Solene em honra de Nossa Senhora dos Milagres, seguindo-se a procissão.
São esperados mais de 15 mil peregrinos neste lugar para onde convergem todas as peregrinações este fim-de-semana.
Durante a semana, na preparação para a festa, o pregador, padre Nelson Pereira, tem sublinhado a importância da oração como caminho de verdadeira conversão.
“A religião mais pura é aquela que procura ir além dos preceitos da lei e abre o coração à mudança para que a vida se configure à imagem de Cristo”, afirmou o sacerdote no terceiro dia da novena, que começou na sexta-feira passada, centrada na oração a partir da passagem do Evangelho de Lucas “Senhor, ensina-nos a orar”.
O padre Nelson Pereira, recentemente nomeado coordenador do Serviço Diocesano da Formação, convidou os peregrinos da Serreta a viverem para além “ de um Cristianismo de fachada”.
“Aceitar a Palavra de Deus não é só conhecê-la na sua beleza, mas concretizá-la nas ações da nossa vida”, o que significa praticar obras, disse, por sua vez no quinto dia da novena. Aliás, sobre a escuta desta Palavra, o padre Nelson Pereira destacou o efeito transformador que ela deve ter na vida do cristão.
“Quando Deus muda a nossa vida e nós seguimos a sua palavra, somos convidados ao serviço dos irmãos, somos convidados a sujar as mãos”, frisou na passada quarta-feira, durante a celebração animada e orientada por grupos de catequese.
“Os catequistas são colaboradores de Deus não para transmitir grandes teorias mas como uma espécie de irmãos mais velhos mostrarem o caminho do verdadeiro encontro através do seu próprio testemunho, estilo de vida”, afirmou o padre Nelson deixando uma prece que atravessa toda a novena: “que acreditemos todos no milagre da conversão e Nossa Senhora dos Milagres o possa operar”.
A novena termina este sábado, mas já esta noite chegarão os peregrinos que habitualmente se deslocam a pé.
As autoridades civis e eclesiais apelam a que os peregrinos circulem com coletes refletores e roupas claras, procurem estradas com menos trânsito e que procurem andar em fila indicana em vez de lado a lado. Aos automobilistas fica também o apelo para reduzirem a velocidade nas estradas que dão acesso à freguesia da Serreta dado o movimento de pessoas nas estradas.
A festa termina no dia 12 de dezembro.