Programa associa eventos culturais e religiosos.
A festa em Honra de Nossa Senhora de Lurdes, nas Capelas, na costa norte da ilha de São Miguel, realiza-se de hoje a 30 de julho, associando atividades religiosas e culturais.
Do ponto de vista religioso existem três momentos altos destas festas de verão na antiga vila baleeira: no sábado com a recolha dos andores; no domingo com a missa solene presidida pelo pároco Hélio Soares e concelebrada pelo Pe António Rego, que fará a homília, à tarde a procissão, cuja pregação ficará a cargo do Pe Jorge Ferreira e, na quarta feira, a recolha da imagem à meia noite.
“É com grande expetativa que estou a viver este momento pois é a primeira vez que participo na organização destas festas”, disse ao Portal da Diocese o responsável pela paróquia das Capelas, Pe Hélio Soares.
Estas festas são integralmente organizadas pela comunidade paroquial e têm uma particularidade: a freguesia está dividida em seis zonas e uma delas fica encarregue, todos os anos, de preparar os sete andores que juntamente com o andor de Nossa Senhora de Lurdes, sai à rua no dia principal da festa, o domingo.
A distribuição de tarefas por zonas é feita de acordo com o sentido dos ponteiros do relógio. Este ano a zona que está envolvida é a chamada zona ribeirinha da vila das Capelas.
“Os capelenses que aqui nasceram e toda a vida conviveram com estas festas são muito devotos e envolvem-se muito, mas gostava que isto se pudesse estender a toda a comunidade mas percebo que nem sempre é fácil”, sublinha o Pe Hélio Soares.
No último dia da festa, quarta feira, dia 30 de julho, à meia noite a imagem de Nossa Senhora de Lurdes sairá de novo até à porta da Igreja e será feito o sermão de despedida. O Grupo Coral e a Filarmónica União dos Amigos das Capelas executarão, em separado, o hino a Nossa Senhora de Lurdes.
Paralelamente realizam-se várias atividades de carácter lúdico e cultural como o desfile de carros alegóricos (segunda feira dia 28 de julho), uma exposição de fotografias “Retratos do Norte”, numa organização conjunta entre a Associação Norte Crescente e a Junta de Freguesia e uma Feira de Artesanato, da iniciativa da Junta de Freguesia.