Projeto iniciado há dois anos vai ter continuidade. Missa Solene de Domingo será presidida pelo Bispo do Porto, com transmissão direta na RTP Internacional.
A Irmandade do Senhor Santo Cristo dos Milagres vai promover, em colaboração com o Centro Regional dos Açores da Rádio e Televisão de Portugal, a transmissão direta dos momentos mais significativos das próximas festividades em honra do Senhor Santo Cristo dos Milagres no seu sítio na Internet, que se realizam entre 23 e 29 de maio, em Ponta Delgada, presididas pelo Bispo do Porto, D. António Francisco dos Santos.
Uma nota informativa publicada pela Irmandade, no seu sitio da internet, diz que esta transmissão dá “continuidade ao projeto iniciado há dois anos, indo de encontro ao desejo de milhares de açorianos residentes em várias comunidades espalhadas pelo Mundo”.
A iniciativa “só é possível com a disponibilidade demonstrada pela RTP/Açores que autorizou a utilização e a inserção do seu sinal televisivo por parte da Irmandade, o que contribui, de forma significativa, para a promoção do culto do Senhor Santo Cristo dos Milagres e, por via disso, das maiores festividades religiosas dos Açores e para a preservação de uma das mais significativas tradições açorianas junto das comunidades da diáspora”, sublinha a nota.
As transmissões diretas da inauguração da iluminação decorativa do Santuário da Esperança, no dia 23 de maio, da Procissão da Mudança, no sábado, dia 24, e da Solene Concelebração Eucarística e da saída e do recolher da Veneranda Imagem do Senhor Santo Cristo dos Milagres, no domingo, dia 25, poderão ser vistas neste sítio acessível pelo endereço www.santo-cristo.com.
A realização das transmissões está a cargo da empresa açoriana IRIS – Audiovisuais, a quem a Mesa da Irmandade adjudicou o serviço, cabendo à empresa D.DOC – Marketing e Comunicação Ld.ª, também, com sede em Ponta Delgada, e a quem a gestão técnica do domínio e do sítio na Internet estão contratadas, assegurar a respetiva disponibilização no espaço cibernético.
As Festas do Senhor Santo Cristo têm como mote o “Encontro com a Esperança”, pretendendo-se com isso, “sinalizar a importância da devoção que o encontro anual com o Senhor das Ilhas representa para os milhares e milhares de devotos do Senhor Santo Cristo dos Milagres, quer se encontrem nas Ilhas dos Açores, no Continente, na Diáspora açoriana ou em qualquer outra parte do Mundo” adianta a Mesa da Irmandade.
Há 310 anos que esta festa se celebra nos Açores.
“Trata-se de um momento de expressão de uma Fé inabalável, transversal a muitas e muitas gerações de açorianos que se renova, de ano para ano, com mais intensidade e com mais esperança, justamente, por que essa Fé se alimenta do fervor das Graças que são recebidas”, acrescenta ainda a Mesa da Irmandade.
A seguir ao Espírito Santo, que é talvez a maior expressão da religiosidade popular açoriana, as Festas do Senhor Santo Cristo mobilizam milhares de fieis que procuram viver os três dias maiores desta festa, acompanhando o Senhor Santo Cristo, quando a sua imagem é “devolvida” ao povo pelas irmãs religiosas de Maria Imaculada, zeladoras do Senhor durante todo o ano e a entregam aos cuidados da Irmandade.
Os dias maiores das festividades são sempre o sábado e o domingo, com a mudança da Veneranda Imagem do Senhor Santo Cristo, com a Vigília nas Igrejas de Nossa Senhora da Esperança e de São José, com a Solene Concelebração Eucarística, no Campo de São Francisco, e com a Procissão em honra do Senhor pelas principais ruas de Ponta Delgada.
As Festas este ano são presididas pelo Bispo do porto, D. António Francisco dos Santos e contarão, ainda, com a presença do Bispo de Hamilton, na Bermuda, D. Robert Joseph Kurtz, bem como do Bispo de Angra, D. António de Sousa Braga, que volta a ser o anfitrião destas festas pelo 17º ano consecutivo