Vila Franca prepara-se para a maior festa de verão da ouvidoria, que começa esta quarta-feira
De hoje até ao dia 28 de agosto, Vila Franca do Campo torna-se o lugar mais visitado da ilha de São Miguel, local para onde convergem micaelenses e sobretudo emigrantes da diáspora- Estados Unidos, Canadá e Bermuda- para participar na Festa do Senhor da Pedra.
O tríduo preparatório, que começa esta quarta-feira, será presidido pelo padre Rui Silva, ouvidor eclesiástico da vizinha ilha de Santa Maria e a festa pelo próprio ouvidor de Vila Franca do Campo, padre José Alfredo Borges.
As festas em honra do Senhor Bom Jesus da Pedra são, “desde sempre”, organizadas pela Santa Casa da Misericórdia de Vila Franca do Campo e realizam-se no último domingo de agosto, “pelo menos desde 1903, data da autorização do Papa Leão XIII para que estas festividades fossem reconhecidas”.
A Misericórdia da Vila é uma das mais antigas da Diocese de Angra, de 1551 ou 1552, quando se deu a fundação da Confraria da Misericórdia e foi também nessa época que, depois de ter a funcionar o hospital, construiu a sua capela, naquele que é o principal complexo arquitetónico de Vila Franca do Campo – igreja, hospital, consistório e farmácia.