Missa solene de abertura das festas foi presidida pelo Reitor do Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres
As Festas do Senhor Bom Jesus do Pico, em São Mateus, no concelho da Madalena, arrancaram este domingo com uma missa solene presidida pelo Reitor do Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres, Monsenhor Augusto Cabral e concelebrada por seis sacerdotes dois deles a comemorar as suas bodas de ouro e prata sacerdotais, Monsenhor Júlio Rosa e Pe João Bettencourt das Neves, respetivamente, informa uma nota do Santuário.
“O Senhor Jesus é o centro da Alegria do Evangelho”, é o tema de partida para esta festa que, este ano, será presidida pelo Bispo nomeado de Aveiro, D. António Moiteiro Ramos, e pregada pelo Pe António Henrique Pereira, ouvidor da ilha Terceira.
O primeiro dia da Festa foi marcado, ainda, pela transladação da “veneranda” imagem, da Capela Privada para o trono do Santuário que, devido às condições climatéricas adversas, ocorreu dentro do próprio santuário.
De acordo com a nota informativa, a filarmónica Lira de São Mateus executou o Hino do Senhor Bom Jesus, composto no final do seculo XIX pelo famoso compositor açoriano, Pe. Tomas Borba. De seguida, ao som do cântico de entrada a veneranda imagem subiu ao trono do Santuário.
As festas em Honra do Senhor Bom Jesus do Pico são as segundas maiores festas religiosas dos Açores. O programa associa a componente religiosa à profana, de carácter cultural e desportivo.
Além da sétima edição da Regata de Botes Baleeiros, a atuação de filarmónicas e de grupos de folclore, de uma noite de teatro com a apresentação da peça “É muito penar”, pelo grupo de Teatro da Escola Básica e Secundária da Madalena, na Casa do Povo de São Mateus (1 de agosto), o programa recreativo ficará marcado pelo lançamento do Livro “Bom Combate” de Manuel Goulart Serpa, seguida da actuação do Grupo Musical Pedras Negras (4 de agosto), depois da eucaristia de encerramento do novenário.
De destacar, ainda, no dia 2 de agosto a inauguração da exposição das Capas do Senhor Bom Jesus Milagroso , que se realizará no Salão Paroquial .
Nos dias 5 e 6 de agosto, os dias mais importantes das solenidades, haverá uma vigilia e a concelbração eucarística, seguida da solene procissão.
No dia 7 de agosto, realiza-se o Te Deum de Acção de Graças com a Transladação da Veneranda Imagem do Senhor Bom Jesus Milagroso para a Sua Capela.
[epa-album id=”268″ show_title=”false” display=”excerpt”]