Triduo preparatório já começou e pregações prolongam-se até à próxima terça- feira
As festas do Santíssimo Salvador do Mundo, na Ribeirinha, no concelho da Ribeira Grande, na ilha de São Miguel, realizam-se no próximo fim de semana e, este ano, têm por base uma reflexão sobre a Misericórdia de Deus, informa uma nota paroquial a que o Portal da Diocese teve acesso.
Para as festas de verão foram convidados vários pregadores que ao longo do tempo festivo irão desenvolver esta temática, de entre os quais se destacam o Vigário Geral da Diocese de Angra, Pe Hélder Fonseca Mendes; o Vigário Episcopal para a ilha de São Miguel, Pe Cipriano Pacheco; o ouvidor da ilha Terceira, Pe António Henrique Pereira e o Pároco das Capelas, Pe Hélio Soares, que pregará o tríduo preparatório da festa que se iniciou esta quarta feira.
Embora o dia do padroeiro se tenha celebrado ontem, com a realização de uma Missa Solene, é no domingo que a festa ganha uma outra dimensão com a celebração da Eucaristia e procissão, nas quais participarão os Vigários Geral e Episcopal da Diocese.
Esta quinta feira, além das confissões, “momento de viver intimamente a misericórdia de Deus e de por em prática o mandamento de amor e reconciliação com Deus e com os irmãos”, adianta a nota, haverá procissão com a imagem de Santo Antão para a bênção dos animais e posterior arrematação a favor da Igreja.
No sábado, 9 de agosto, haverá a procissão da Transfiguração percorrendo algumas artérias da freguesia.
No domingo as celebrações serão presididas pelo Vigário Episcopal para a ilha de São Miguel, Pe Cipriano Pacheco e, na segunda feira, “dia de ação de graças pelos benfeitores da comunidade paroquial” e emigrantes, realiza-se um cortejo etnográfico subordinado ao tema das profissões tradicionais destas paragens.
Na terça feira, é a celebração dos músicos com a Solene Eucarístia em honra a Santa Cecília, onde atuarão o Coral de Santa Cecília e a Banda Filarmónica, honrando a sua Padroeira.
Nestas ultimas duas solenidades (segunda e terça feira) pregará o Pe. António Henrique Pereira, pároco de Ribeirinha e Ouvidor da Ilha terceira.
As festas encerram à meia noite, com a saída da Imagem do Ss. Salvador do Mundo com oração, agradecimentos, bênção do povo e fogo de artifício.
Paralelamente a este vasto programa religioso decorrem várias atividades de carácter cultural e recreativo de onde se destacam as atuações do Grupo Coral de Letras da Universidade do Porto e de um grupo de Folclore proveniente de Espanha.