Iniciativa da Câmara Municipal de Ponta Delgada arranca com exposição de fotografia
As Festas do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada, nos Açores, têm início na quinta-feira, com a inauguração da exposição de fotografia “Divino em Objetiva 19”, segundo o programa divulgado hoje pela Câmara Municipal.
A mostra é da responsabilidade da Associação de Fotógrafos Amadores dos Açores, estando patente no lado norte da Igreja Matriz.
No primeiro dia das festividades será ainda inaugurada a tenda do “Divino Espírito Santo de Alenquer”, no distrito de Lisboa, também no largo norte da Igreja Matriz, onde tem lugar a conferência inaugural, este ano subordinada ao tema “Porque ama, une. Porque une, transborda de amor. O Espírito Santo no coração da experiência da mística”.
A conferência será proferida por Eugénia Abrantes, sendo que o programa do primeiro dia será concluído com o concerto inaugural pela Sinfonetta de Ponta Delgada, ainda na Igreja Matriz.
Na sexta-feira, terá lugar a mudança da bandeira do Divino Espírito Santo, acompanhada pela Banda Filarmónica Lira Nossa Senhora da Estrela, da Candelária, o desfile da charanga dos Bombeiros e a abertura do quarto do Espírito Santo, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Decorre ainda o já tradicional concurso de massa sovada com um júri constituído por membros da Confraria dos Gastrónomos dos Açores.
Ainda na sexta-feira proceder-se-á à bênção da despensa do Espírito Santo, à arrematação da massa e do pão, no mesmo local, e à abertura do bazar de artesanato dos centros de idosos do concelho de Ponta Delgada.
O programa prevê também a abertura dos quiosques de solidariedade social e o concerto da Banda Filarmónica Lira Nossa Senhora da Estrela.
No sábado, serão distribuídas as pensões por várias instituições do concelho e será inaugurado o Triato do Espírito Santo.
No Campo de Francisco, haverá a partilha popular das sopas do Espírito Santo e o cortejo etnográfico das 24 freguesias do concelho, na Avenida Infante D. Henrique.
No domingo, realiza-se a missa da coroação, que será animada pelo grupo coral e litúrgico de São Sebastião, o bodo de Leite e a coroação dos impérios do Espírito Santo do concelho de Ponta Delgada.
De acordo com o sítio na Internet da Câmara Municipal de Alenquer, as Festas do Espírito Santo são celebradas naquela vila “há mais de 700 anos”, tendo sido “instituídas pela rainha Santa Isabel e pelo rei D. Dinis”.
Em 2021, as Festas do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada foram assinaladas simbolicamente em julho devido à pandemia de covid-19.
As celebrações passaram “apenas pela dimensão religiosa e espiritual das festividades”, sem a “possibilidade dos tradicionais convívios” que anualmente “atraem milhares de pessoas à cidade”.
As Festas do Espírito Santo têm uma forte expressão em todo o arquipélago dos Açores, envolvendo tradicionalmente cerimónias religiosas e a partilha de refeições na rua, além de atuações musicais e outras iniciativas comunitárias.
(Com Lusa)