Padroeira celebrada entre 25 de julho e 2 de agosto. O pregador é o ouvidor da ilha das Flores, Pe. Eurico Caetano
As festas em honra de Nossa Senhora de Lurdes nas Capelas, na costa norte da ilha de São Miguel, começam no próximo dia 25 de julho e prolongam-se até 2 de agosto, associando atividades religiosas e culturais, entre elas a procissão solene no dia 29, um concerto pelo Coral de São José e outro pela Orquestra Ligeira de Ponta Delgada.
Do ponto de vista religioso existirão três momentos altos na antiga vila baleeira: no sábado, dia 28, a recolha dos andores; no domingo a missa solene que será presidida pelo Pe. Eurico Caetano, ouvidor das Flores, seguida da procissão, e no dia 1 de agosto, à meia noite com o sermão da recolha da imagem, altura em que o Grupo Coral e a Filarmónica União dos Amigos das Capelas executarão, em separado, o hino a Nossa Senhora de Lurdes.
Estas festas são organizadas pela comunidade paroquial e têm uma particularidade: todos os anos uma das seis zonas fica encarregue de preparar os sete andores que juntamente com o andor de Nossa Senhora de Lurdes, saem à rua no dia principal da festa, o domingo.
A distribuição de tarefas por zonas é feita de acordo com o sentido dos ponteiros do relógio.
No último dia da festa, dia 1 de agosto, à meia noite a imagem de Nossa Senhora de Lurdes sairá de novo até à porta da Igreja e será feito o sermão de despedida.
Paralelamente, realizam-se várias atividades de carácter lúdico e cultural como o desfile de carros alegóricos, exposições e música popular. Este ano haverá dois concertos importantes: o primeiro, na abertura, no dia 25, com o Coral de São José, integrando o coro de Câmara, dirigido pela maestrina Mariana Leite e o coro Sinfónico com as solistas Alexandra Pacheco, Mónica Pacheco, Ricardo Botelho e Vítor Tavares, sob a direção de Luís Filipe Carreiro e no encerramento, a 2 de agosto, com a Orquestra Ligeira de Ponta Delgada. Além dos concertos haverá ainda o lançamento do livro Estórias do Tempo de José Francisco Costa.