As festas serão presididas pelo ecónomo da diocese, Cónego António Henrique Pereira
A paróquia de Nossa Senhora da Luz, na ilha Graciosa, está em festa de hoje até à próxima terça feira, dia 5 de setembro para honrar a sua padroeira. O pregador convidado para encerrar a temporada de festas de verão nesta ilha é o ecónomo da diocese, o Cónego António Henrique Pereira.
De acordo com uma nota enviada ao Sítio Igreja Açores, “os pontos altos da festa são a procissão de recolha da imagem no sábado seguindo-se de missa, e no domingo missa e procissão que conta com a banda filarmónica faialense Unânime Praiense”.
Esta festa, à semelhança de outras na ilha contará com a participação de muitos emigrantes, embora esta festa coincida no tempo e no tema com outras que se celebram na Igreja de são Mateus em Toronto, onde existe uma imagem da Senhora da luz no Canadá e em Peabody, nos Estados unidos da América.
Além da festa religiosa há um vasto programa cultural e recreativo.
Inicialmente constituída como um curato da vila da Praia, a paróquia de Nossa Senhora da Luz, criada em 1601 por iniciativa do bispo D. Jerónimo Teixeira Cabral, só foi autonomizada em 1867, aquando da extinção do concelho da vila da Praia.
A atual Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Luz ficou concluída em 1738 na sequência da destruição do templo primitivo, do século XVI, por um terramoto de 1730.
A Igreja da Luz foi também uma das mais atingidas pelo sismo de 1 de janeiro de 1980. É a mais pequena das igrejas paroquiais graciosenses, medindo, curiosamente, 11,9 metros de comprimento, por 11,10 de largura.
No seu interior destaca-se uma Imagem de São José em tamanho natural, bem como a do Sagrado Coração de Jesus e a atual Imagem de Nossa Senhora da Luz que é da segunda década do século XX.