Celebração pretende reavivar a devoção ao Senhor Santo Cristo dos Terceiros e a Madre Teresa da Anunciada, natural desta Ouvidoria.
O clero da ouvidoria de Ribeira Grande, ilha de São Miguel, promove de 26 a 28 de abril, em estreita colaboração com a Santa Casa da Misericórdia, Câmara Municipal de R. Grande e Museu do Franciscanismo, as festas em honra do Senhor Santo Cristo dos Terceiros, informa uma nota da Ouvidoria a que o Portal da Diocese teve acesso esta quarta feira.
“Esta grande manifestação de fé quer ser um reflexo do Domingo da Divina Misericórdia, festa instaurada pelo papa João Paulo II” e, assim, assinalar também a canonização dos beatos Papas João XXIII e João Paulo II, cidadão honorário da cidade de Ribeira Grande, desde 11 de maio de 1991, por altura da sua passagem na ilha de São Miguel, acrescenta ainda a nota.
“O nosso principal objetivo é revisitar e revitalizar a devoção original de Madre Teresa da Anunciada, natural da Ribeira Seca – R. Grande, que iniciou a sua devoção e amor ao Senhor Santo Cristo através desta Imagem dos Terceiros”, sublinha a nota da ouvidoria.
A organização vai entregar na paróquia da Ribeira Seca, de onde é natural a Madre Teresa da Anunciada, uma relíquia que foi levada para a Ribeira Grande, com o intuito de “fomentar a mesma devoção e ardor pela santidade e zelo no seguimento do Senhor”.
A nota informativa da Ouvidoria realça, ainda, a estreita colaboração com o Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres, no sentido de “valorizar o papel e a vida de Madre Teresa da Anunciada na evangelização do povo” açoriano, que “seguindo o seu exemplo de fé e confiança amorosa, nos faz aproximar de Cristo crucificado e ressuscitado”.
Do programa consta a mudança da Imagem do Senhor Santo Cristo da Igreja de N. Sra. do Guadalupe (Igreja dos frades) para a Matriz de R. Grande, no dia 26 de abril, pelas 20h00.
No domingo, 27 de Abril, desde as 00h às 08h realiza-se uma Vigília de oração animada pelas várias paróquias da ouvidoria; pelas 12h00 reza-se o terço da Misericórdia e às 17h00 celebra-se solenemente a Eucaristia seguindo-se uma procissão por várias artérias da cidade de R. Grande.
No dia 28, pelas 20h00, será depositada na Paróquia da Ribeira Seca uma relíquia da Madre Teresa da Anunciada.