No dia da Festa da Transfiguração do Senhor, no Pico, fieis são convidados à conversão e à transformação
A festa do Senhor Bom Jesus Milagroso , no Pico, tem hoje o seu dia maior, com um desafio aos cristãos, peregrinos deste Santuário, para serem construtores da unidade na família e na Igreja.
A partir do lema da festa deste ano, tirado do Evangelho de Lucas- inspirado no Evangelho de São Lucas- “Jovem, eu te ordeno: levanta-te!”- e sintonizado com a Jornada Mundial da Juventude de Lisboa que hoje termina em Lisboa, os peregrinos são convidados a fazer “o caminho da esperança”, sendo “servidores da alegria do evangelho”.
Hoje a festa será presidida pelo novo vigário-geral da diocese, cónego Gregório Rocha.
O encerramento da festa decorre no dia 7, com Missa às 19h30 e às 21h30, a Procissão de Transladação da Imagem do Senhor Bom jesus Milagroso para a sua capela.
O santuário do Senhor Bom Jesus do Pico foi criado por decreto Episcopal de D. Manuel Afonso Carvalho de 1 de julho de 1962.
As festas do Senhor Bom Jesus Milagroso são uma das mais emblemáticas manifestações religiosas desta Igreja local e do Arquipélago dos Açores.
A festa remonta a 1862, quando o emigrante Francisco Ferreira Goulart trouxe do Brasil uma imagem do Senhor Bom Jesus, que desencadeou logo uma invulgar atração e “uma forte piedade que contagiava as almas”.
A Festa do Senhor Bom Jesus decorre entre 27 de julho e 7 de agosto, tendo como pontos altos sempre os dias 5 e 6 de agosto, quando se celebram as missas e procissão solenes.