Festa do Bom Jesus Milagroso arranca esta quinta-feira com novenário

Foto: Igreja Açores/CR

Pregações da maior festa de verão do triângulo a cargo dos padres Rui Silva e Gregório Rocha

O novo vigário-geral da diocese, cónego Gregório Rocha, presidirá à festa do Senhor Bom Jesus Milagroso, na ilha do Pico, que decorre entre 27 de julho e 7 de agosto, em São Mateus.

O novenário, que arranca já esta quinta-feira, inspirado no Evangelho de São Lucas- “Jovem, eu te ordeno: levanta-te!”- sintoniza-se com a Jornada Mundial da Juventude de Lisboa, que decorre na mesma altura. Os dias da novena serão pregados pelo padre Rui Silva, que a partir do próximo ano pastoral estará a servir na paróquia do Rosário, na ouvidoria da Lagoa, ilha de São Miguel, depois de ter estado como ouvidor e pároco em Santa Maria.

A festa começa com a transladação da Imagem do Senhor Bom Jesus Milagroso para o trono do Santuário e, por isso, no primeiro dia a Missa de abertura do novenário será às 20h00. Até 3 de agosto, entre as 18h30 e as 19h30 realizar-se-ão momentos de Adoração Eucarística, seguindo-se a Missa.

No dia 4 de agosto, a seguir à Missa de encerramento do novenário, às 19h30, realiza-se o desfile das filarmónicas.

No dia 5, às 18h00, será celebrada a Missa da Vigília, que já será presidida pelo novo vigário-geral e no dia 6 de Agosto, dia em que a Igreja festeja a festa da transfiguração, e que em Lisboa o Papa preside à Missa do envio, que encerra a Jornada Mundial da Juventude de Lisboa e é anunciado o nome do país e da cidade onde decorrerá a próxima jornada daqui a dois anos, a alvorada às 8h00 dará o sinal de arranque para o dia maior da festa. Às 9h00 e às 11h00 haverá Missa e às 16h00, a Missa solene, seguida da procissão.

O encerramento da festa decorre no dia 7, com Missa às 19h30 e às 21h30, a Procissão de Transladação da Imagem do Senhor Bom jesus Milagroso para a sua capela.

A partir do dia 30, na expetativa de uma aumento considerável do número de peregrinos nas estradas do Pico, até ao santuário Diocesano do Senhor Bom Jesus, os bombeiros da Madalena terão equipas de socorro em várias zonas do concelho para auxiliar os peregrinos.

Nesta altura do ano, entre locais e forasteiros, sobretudo emigrantes e peregrinos das ilhas vizinhas, há um aumento significativo do movimento em redor do Santuário, obrigando a que o horário de abertura da Igreja seja mais dilatado.

O santuário do Senhor Bom Jesus do Pico foi criado por decreto Episcopal de D. Manuel Afonso Carvalho de 1 de julho de 1962.

As festas do Senhor Bom Jesus Milagroso são uma das mais emblemáticas manifestações religiosas desta Igreja local e do Arquipélago dos Açores.

A festa remonta a 1862, quando o emigrante Francisco Ferreira Goulart trouxe do Brasil uma imagem do Senhor Bom Jesus,  que desencadeou logo uma invulgar atração e “uma forte piedade que contagiava as almas”.

A Festa do Senhor Bom Jesus decorre entre 27 de julho e 7 de agosto, tendo como pontos altos sempre os dias 5 e 6 de agosto, quando se celebram as missas e procissão solenes.

Cartaz com Programa das Festas do Senhor Bom Jesus Milagroso, Pico, 2023
Scroll to Top