Padroeira celebrada entre 26 e 31 de julho
As festas em honra de Nossa Senhora de Lurdes nas Capelas, na costa norte da ilha de São Miguel, começaram ontem e prolongam-se até dia 31 de julho, associando atividades religiosas e culturais, com destaque para a missa de amanhã e procissão solene, ambas presididas pelo Padre Ruben Sousa, que atualmente é pároco na Maia, ouvidoria dos Fenais da vera Cruz.
Do ponto de vista religioso existirão três momentos altos na antiga vila baleeira: no sábado, dia 27, a recolha dos andores que começa este ano pela zona das escolas, junto a uma zona residencial; no domingo a missa solene que será presidida pelo Pe. Ruben Sousa, seguida da procissão, e no dia 31 de julho, à meia noite com o sermão da recolha da imagem, altura em que o Grupo Coral e a Filarmónica União dos Amigos das Capelas executarão, em separado, o hino a Nossa Senhora de Lurdes.
Estas festas são organizadas pela comunidade paroquial e têm uma particularidade: todos os anos uma das seis zonas fica encarregue de preparar os sete andores que juntamente com o andor de Nossa Senhora de Lurdes, saem à rua no dia principal da festa, o domingo.
A distribuição de tarefas por zonas é feita de acordo com o sentido dos ponteiros do relógio.
No último dia da festa, dia 31 de julho, à meia noite a imagem de Nossa Senhora de Lurdes sairá de novo até à porta da Igreja e será feito o sermão de despedida.
Paralelamente, realizam-se várias atividades de carácter lúdico e cultural como o desfile de carros alegóricos, exposições e música popular. Este ano, a organização promoveu em conjunto com as forças vivas uma exposição agro-comercial.