Programa começa segunda feira com septenário pregado pelo ouvidor adjunto de Ponta Delgada, Pe Marco Sérgio Tavares
“Salvé Rainha, Esperança Nossa” é o tema da edição deste ano das festas em honra de Nossa Senhora da Luz, na ilha do Faial, que começam no próximo dia 8 de setembro, com a festa da Natividade da Virgem Santa Maria, com um terço meditado pela Irmandade de Nossa Senhora da Luz.
Na segunda-feira começa, igualmente, o septenário da festa com pregação do pároco dos Mosteiros e ouvidor adjunto de Ponta Delgada, ilha de São Miguel, Pe Marco Sérgio Tavares.
A festa que se prolonga até ao dia 14 de setembro, prossegue na terça feira com uma procissão de velas, presidida pelo vigário geral da diocese, Pe Hélder Fonseca Mendes, seguida de uma eucaristia solene, animada pelo grupo coral paroquial, cujo tema central será “Maria Mãe de Misericórdia”.
Na quarta-feira, dia dedicado à consagração dos doentes e idosos, o terço será meditado pela irmandade de Nossa Senhora da Compaixão e o tema da pregação, durante a eucaristia, será “A Vós bradamos os degradados filhos de Eva, gemendo e sofrendo neste vale de lágrimas”.
Na quinta-feira, dia de consagração dos filhos, o terço é meditado pela Legião de Maria e o tema da pregação será “Bendito fruto do vosso ventre” e, na sexta, dia consagrado aos pais, o Pe Marco Sérgio Tavares falará sobre a Virgem, clemente e piedosa, segundo informa o programa da festa a que o Portal da Diocese teve acesso.
Ainda na sexta feira, realizam-se o cortejo de oferendas com “quadros vivos”, alusivos aos “Mistérios Gozosos” do Rosário e a abertura da Exposição “À Descoberta do Nosso Património- Toalhas de Altar!”, no polivalente dos Flamengos.
Sábado e domingo serão os dias principais da festa com a Eucaristia Solene vespertina a realizar-se às 19h00, com a consagração dos avós. Nesse dia o tema da pregação será “Rogai por nós Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo”.No domingo, dia da festividade de Nossa Senhora da luz, a Eucaristia solene realiza-se às 16h00, animada pelo Grupo Coral Paroquial e Orquestra de Sopros da Filarmónica Nova Artista Flamenguense; segue-se o desfile de Filarmónicas e a homenagem a Nossa Senhora da Luz pela Filarmónica Nova Artista Flamenguense. Neste evento participarão as filarmónicas Nova Artista Flamenguense, Euterpe de Castelo Branco, União Faialense e a Filarmónica Lira do Norte da Vila de Rabo de Peixe (São Miguel).
A festa encerra com a procissão na qual se incorporarão todas as forças vivas bem como os fieis de Nossa Senhora da Luz.