Corvino escreve sobre a Fé no Divino. É o sétimo livro da autoria do ex presidente da autarquia de Vila do Corvo
O antigo presidente da Câmara do Corvo, Fernando Pimentel, acaba de publicar um livro onde aborda a devoção e os diferentes rituais em torno do Espírito Santo nos Açores.
A apresentação da obra esteve a cargo de D. Armando Esteves Domingues, Bispo de Angra e decorreu no salão nobre da Câmara Municipal do Corvo, no passado dia 15, dia em que se celebrou Nossa Senhora dos Milagres.
Intitulado “Divino Espirito Santo, um mundo de fé, de alegria e de partilha” o livro conta ao longo das suas 275 páginas a “imensa fé que os açorianos, residentes e da diáspora nutrem pelo Divino”.
Segundo um nota enviada ao Igreja Açores, o autor considera que este livro, com prefácio do cónego Hélder Fonseca Mendes, ex-vigário geral da diocese e especialista no Culto do Divino Espírito Santo, pretende “demonstrar além da fé comum a todos, as diferenças de vivência de ilha para ilha, algumas vezes mesmo dentro da própria ilha e de país para país”, procurando “transmitir o mais pormenorizadamente as origens deste culto, as tradições e as festividades que atualmente se promovem”.
O livro, que tem muitas fotolegendas, destaca ainda a forma como este culto persiste no arquipélago e em todos os lugares onde residem açorianos.
Fernando Pimentel foi presidente da Câmara do Corvo entre 2005 e 2009 e o seu último livro, publicado no ano passado, intitula-se “Memórias fotográficas da ilha do Corvo” e retrata a vida dos corvinos no século XX.