Evento decorre na Casa de Retiros de Nossa Senhora do Carmo e conta com a participação de dois dos cinco reitores dos santuários diocesanos dos Açores
A Casa de Retiros de Nossa Senhora do Carmo, no Santuário de Fátima, vai acolher de 8 a 9 de janeiro o XI Encontro de Reitores dos Santuários, no qual participarão dois dos cinco reitores de santuários diocesanos dos Açores.
Os padres Adriano Borges e Marco Martinho, reitores dos Santuários do Senhor Santo Cristo em Ponta Delgada e Bom Jesus do Pico, estarão ainda acompanhados de mais um sacerdote que participará na qualidade de convidado, o Pe José Borges.
Este encontro de caracter formativo, nas edições anteriores contabilizou quase 80 responsáveis por santuários, adianta um comunicado a que o Igreja Açores teve acesso.
Na segunda-feira, o encontro tem início com o almoço e o acolhimento aos participantes; pelas 15h00, o padre Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima, fará a primeira conferência do encontro onde falará de “Propostas de oração nos Santuários”.
O encontro prossegue com outra conferência pelas 17h00 e a assembleia geral pelas 18h45.
No dia 9 de janeiro decorre uma mesa-redonda com os animadores litúrgicos; posteriormente haverá ainda uma partilha de experiências pastorais de cada santuário, adianta o programa divulgado pela organização.
A Capelinha das Aparições, acolhe pelas 12h30 a Eucaristia presidida por D. António Vitalino Dantas, vogal da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana.
A Associação dos Reitores dos Santuários de Portugal (ARSP), é uma resposta aos desafios lançados pelo documento do Conselho Pontifício para a Pastoral dos Migrantes e Itinerantes publicado em 8 de Maio de 1999.
A Associação pretende ser um canal de trabalho em rede, querendo contribuir para uma maior eficácia na divulgação dos santuários.
(Com Ecclesia)