O funeral tem lugar esta terça feira na Capela da Casa de Saúde de São Rafael
Faleceu esta segunda feira do Espírito Santo o Pe. José Carlos Simplício, na Clínica de São Rafael, em Angra do Heroísmo, onde vivia.
O sacerdote, que completava 80 anos no próximo dia 4 de agosto, era natural da Silveira, ilha do Pico e após a ordenação, no dia 1 de julho de 1965, partiu para Timor Leste, onde serviu como presbítero e professor na diocese de Dili.
O Pe. José Carlos Simplício, conhecido pelos seus dotes oratórios e pela sua cultura geral, partiu depois para os Estados Unidos onde foi um dos fundadores da comunidade católica de Turlock, na Califórnia.
Quando regressou aos Açores, uns anos depois, serviu as comunidades das Velas de São Jorge, do Pico da pedra, em São Miguel e São Mateus onde foi reitor do Santuário do Senhor Bom Jesus do Pico.
Depois de doença prolongada viveu em Ponta Delgada tendo mudado a residência para Angra, nomeadamente para a Casa de Saúde de São Rafael.
O sacerdote foi um benfeitor da diocese a quem entregou uma residência no Faial bem como o espólio bibliográfico de que dispunha.
O Funeral realiza-se amanhã na Capela desta Casa de Saúde, pelas 12h00, presidido pelo bispo de Angra, D, João Lavrador. O seu corpo será transladado para o Pico onde ficará sepultado. Antes serão celebradas as exéquias fúnebres no Santuário do Senhor Bom Jesus presididas pelo vigário episcopal, Pe. João Bettencourt das Neves.