Sacerdote povoacense foi professor e investigador na Universidade dos Açores
Faleceu esta tarde, em Ponta Delgada, o padre Octávio Medeiros, natural da ouvidoria da Povoação na ilha de São Miguel.
O sacerdote, de 77 anos de idade, leccionou durante 25 anos na Universidade dos Açores, onde entrou como assistente convidado, para o Departamento de História, Filosofia e Ciências Sociais, do qual foi Secretário.
Pertenceu, desde o início, ao Centro de Estudos Sociais, e foi ainda Diretor do curso de Serviço Social até à data da sua aposentação, tendo-se dedicado a estudos na área da sociedade com particular destaque para alguns artigos sobre os repatriados açorianos dos EUA e Canadá.
Natural da Lomba do Botão, nasceu a 27 de Dezembro de 1944 e foi ordenado sacerdote em 1972 pela Diocese do Uíje em Angola. Chegou a servir como Vigário Episcopal para a ilha de São Miguel e era um dos intelectuais da Diocese, tendo sido autor de vários artigos na imprensa regional, com uma última participação na Crença, jornal paroquial de Vila Franca do Campo.
Aposentou-se como pároco da Igreja de Nossa Senhora da Penha de França, Água Retorta, e Nª Sr.ª de Fátima, Lomba do Botão. Estudou em Roma na Pontifícia Universidade Gregoriana onde fez a Licenciatura e o Doutoramento na área das Ciências Sociais.
O velório será na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, na Lomba do Botão, e o funeral ás 16h30 desta terça-feira, dia 19.
(Noticia atualizada às 22h07 do dia 18)