O sacerdote de 97 anos era cónego emérito da Sé de Angra
O cónego Artur Pacheco Custódio, de 97 anos de idade, faleceu esta madrugada. O seu corpo está na Igreja de São Pedro da Ribeira Seca, ouvidoria da Ribeira Grande e o funeral será este domingo, às 8h00, com Missa presidida pelo ouvidor, padre Vitor Medeiros.
O sacerdote completou este ano 75 anos de ordenação sacerdotal e residia na ouvidoria da costa norte de São Miguel desde 1973.
Foi pro-vigário geral da Diocese no episcopado de D. Manuel Afonso Carvalho e Reitor do Seminário Episcopal de Angra e, nomeado delegado especial para “os assuntos dos seminários diocesanos”, em 1967. Em 1959 tinha sido nomeado cónego capitular do Cabido da Sé de Angra, 10 anos depois da sua ordenação sacerdotal.
Em 1971 foi nomeado pároco e cooperador da Matriz da Ribeira Grande e, desde então, serviu sempre na ouvidoria da Ribeira Grande onde residiu até à morte, agora nos últimos anos, sendo cuidado por uma família da Ribeira Seca.
Numa nota enviada ao sítio Igreja Açores, o ouvidor “agradece a Deus toda a vida, serviço e colaboração do Padre Artur Pacheco Custódio para com o povo de Deus nos Açores!”
“Cristo Jesus Ressuscitado tenha piedade do seu servo e o acolha na Sua Paz e eterna glória”, conclui a nota.