Novenário decorre na Capela que foi recuperada pela Ordem Terceira
Ainda não será este ano que a Igreja do Convento do Carmo, na ilha do Faial, estará a postos para acolher a celebração da solenidade litúrgica em honra de Nossa Senhora do Carmo, que se assinala no próximo sábado.
O novenário preparatório desta festa, que reúne todos os cristãos da ilha, especialmente os mais ligados à Ordem Terceira no Faial e no Pico, está a decorrer desde o passado dia 7 e centra-se no tema ”Com Maria na prática das obras de Misericórdia”, disse ao Sítio Igreja Açores o Reitor deste Convento, Pe Marco Luciano Carvalho.
“É uma pena não termos ainda conseguido recuperar a Igreja. É um investimento volumoso para o qual a Ordem Terceira não tem disponibilidade” disse ainda o sacerdote que sublinha o “empenho do Governo Regional manifestado através do Diretor Regional da Cultura mas que até à data não foi possível concretizar”.
“Nós fizemos um investimento grande na recuperação da Capela e em obras de contenção do estado avançado de degradação desta igreja- recuperação de parte do sobrado e resolução das infiltrações- e, por isso, neste momento, não temos capacidade financeira para mais”.
A Ordem Terceira procedeu no ano passado à recuperação da Capela onde se celebra semanalmente e desde então a Eucaristia dominical.
“Estes espaços fazem falta porque para além do património são espaços muito procurados por todos os fieis dada a tradição dos Terceiros na ilha mas também a centralidade geográfica deste Convento carmelita” referiu o pe Marco Luciano.
“Temos tido conversações com várias entidades públicas que nos têm manifestado interesse e empenho mas até agora isso nunca foi materializado em apoios financeiros”, concluiu o sacerdote.
Este ano a solenidade de Nossa Senhora do Carmo, que se assinala no sábado, será celebrada com uma missa campal no Largo do Convento seguindo-se a habitual procissão. A festa é presidida pelo ouvidor adjunto de Ponta Delgada, Pe Marco Sérgio Tavares.
Esta missa campal tem lugar no dia 16, pelas 18h00 e será animada pelos Grupo Corais da Agualva, da ilha Terceira e de Santa Catarina, do Faial. No dia 15, pelas 21h00, a igreja Matriz da Horta recebe um concerto de Cravo e Flauta Transversal.
Além da procissão, durante a tarde, destaque para o concerto da Filarmónica Artista Flamenguense e depois o concerto conjunto entre os corais de Santa Catarina e da Agualva, no adro do Convento.
Nossa Senhora do Carmo (ou Nossa Senhora do Monte Carmelo) é um título consagrado à Virgem Maria. Este título apareceu com o propósito de relembrar o convento construído em honra da Santíssima Virgem Maria nos primeiros séculos do Cristianismo, no Monte Carmelo, em Israel. A principal característica desta invocação mariana é apresentar o Escapulário do Carmo, símbolo que representa o acto de se estar ao serviço do Reino de Deus e que traz muitas indulgências, graças e outros benefícios espirituais a quem assume este sinal e esta proposta como seus.
A sua festa litúrgica é comemorada pelos cristãos no dia 16 de Julho.