Novenário decorre na Capela que foi recuperada pela Ordem Terceira. Dia da Festa é pregada pelo diácono Nelson Pereira
O novenário preparatório da festa de Nossa Senhora do Carmo, uma das mais emblemáticas da ilha do Faial, que reúne todos os cristãos especialmente os mais ligados à Ordem Terceira no Faial e no Pico, está a decorrer desde o passado dia 7 e centra-se no tema ””A Santidade, um caminho de vida para todos”, disse ao Sítio Igreja Açores o Reitor do Convento do Carmo, Pe Marco Luciano Carvalho.
Até dia 15 é meditado diariamente o terço, com a possibilidade de todos os fieis viverem também o sacramento da reconciliação, entre as 17h00 e as 18h00. A pregação do novenário está a cargo do Reitor, Pe Marco Luciano Carvalho.
No dia 16 é celebrada a festividade de Nossa Senhora do Carmo, com Missa solene às 18h00. Esta missa tem a particularidade de ser a missa de entrada e de profissão de fé dos Carmelitas. O pregador será o diácono Nelson Pereira, que no próximo dia 1 de novembro será ordenado presbítero na Sé de Angra. A animação ficará a cargo do canto “Stella Maris” (Coro do Convento do Carmo), seguindo-se a procissão de Nossa Senhora do Carmo.
Durante o fim de semana e associada a esta festa decorrerá um programa cívico com a atuação de um grupo folclórico- Baile de Chamarritas de Pedro Miguel- , do grupo Sons do Vale e Conjunto Onda Jovem. O programa termina com um concerto da Filarmónica Nova Artista Flamenguense.
As receitas da festa decorrem a favor do restauro da Igreja do Carmo. Depois do investimento feito na recuperação da Capela e nas obras de contenção do estado avançado de degradação desta igreja- recuperação de parte do sobrado e resolução das infiltrações- a reitoria não dispõe de verbas suficientes para iniciar a obra de recuperação da igreja.
A Ordem Terceira procedeu há dois anos à recuperação da Capela onde se celebra semanalmente e desde então a Eucaristia dominical.
Nossa Senhora do Carmo (ou Nossa Senhora do Monte Carmelo) é um título consagrado à Virgem Maria. Este título apareceu com o propósito de relembrar o convento construído em honra da Santíssima Virgem Maria nos primeiros séculos do Cristianismo, no Monte Carmelo, em Israel. A principal característica desta invocação mariana é apresentar o Escapulário do Carmo, símbolo que representa o ato de se estar ao serviço do Reino de Deus e que traz muitas indulgências, graças e outros benefícios espirituais a quem assume este sinal e esta proposta como seus.
A sua festa litúrgica é comemorada pelos cristãos no dia 16 de Julho