Faial organiza peregrinação na Praia do Almoxarife para marcar início do Jubileu da Esperança

Iniciativa tem lugar às 15h00, do dia 29 de dezembro

Foto: Imagem do Senhor Santo Cristo, na Praia do Almoxarife (Horta)

Uma peregrinação de toda a ilha à Praia do Almoxarife marca o início do Ano Jubilar na ilha do Faial. Conforme definido, esta abertura ocorre no dia 29 de dezembro, data da Solenidade da Sagrada Família, informa uma nota enviada ao Sítio Igreja Açores.

Para assinalar este momento, a Ouvidoria da Horta “convida toda comunidade faialense a participar nesta ocasião que terá como ponto de concentração o Império da Trindade na Praia do Almoxarife, pelas 15h00”, salienta a nota dando conta de que,  neste dia, esta será a única celebração eucarística na ilha do Faial.

Seguir-se-á uma procissão e a Solene Eucaristia na Igreja Jubilar da ilha do Faial com a presença dos sacerdotes, movimentos e serviços pastorais e leigos.

“A abertura do Ano Jubilar marca a caminhada de um ano que tem como mote a Esperança e que terminará a 28 de dezembro de 2025” refere ainda a nota.

O Ano Santo, que o Papa Francisco proclamou através da Bula Spes non confundit (A Esperança não engana), “será uma oportunidade para reavivar a esperança cristã e fazê-la transbordar para o mundo, como salientou D. Armando Esteves Domingues na carta que escreveu a abrir a publicação do Projeto Pastoral Diocesano 2024/2025”, acrescenta ainda a nota da ouvidoria.

Os Açores terão nove Igrejas Jubilares. Em cada uma delas será disponibilizado um pequeno folheto com uma mensagem do Bispo diocesano, seguida de uma reflexão breve sobre o Jubileu e os seus sinais concretos- Peregrinação, Reconciliação, Oração, Liturgia, Profissão de Fé e Indulgência, bem como propostas de oração.

A Igreja jubilar do Faial será a Igreja de Nossa Senhora da Graça, na Praia do Almoxarife. Esta igreja data do século XVIII. A sua origem remonta ao século XV, tendo sido uma das igrejas queimadas por um ataque de corsários ingleses em 1589.

“Esta igreja está ligada a tradições ancestrais do Faial. Aqui é venerado um antigo crucifixo, o Senhor Santo Cristo da Praia, que terá vindo de Bruges, pelas mãos de Joss Van Hurtere, primeiro capitão-do-donatário da ilha” pode ler-se na descrição que a Juta de Freguesia faz deste templo.

Segundo uma lenda local, este crucifixo terá sido encontrado na praia, com um braço a menos. Num certo dia, uma idosa achou na praia, entre restos de navios naufragados, um pedaço de madeira que não ardia. Colocado este pedaço de madeira junto do Cristo não só se percebeu que era o braço em falta como miraculosamente se colou à imagem, como ainda hoje está.

A devoção ao Senhor Santo Cristo da Praia é celebrada, a 1 de fevereiro de cada ano, com uma procissão na igreja de Nossa Senhora da Graça. Trata-se do cumprimento, pela Câmara Municipal da Horta, de um voto secular pela proteção ao povo da ilha, após a erupção vulcânica em Santa Luzia, na ilha do Pico, em 1718.

Além desta celebração, é realizada a Festa de Nossa Senhora da Graça, no dia 15 de Agosto, sendo a padroeira da freguesia.

Após o sismo de 1998, a Igreja recebeu obras de restauro.

(Texto feito com informações tiradas do site da Junta de Freguesia da Praia do Almoxarife)

Scroll to Top