Evento é uma organização conjunta entre a Ouvidoria e a Câmara Municipal do Nordeste
Realiza-se no próximo dia 29 de outubro a inauguração de uma exposição de Arte Sacra no concelho do Nordeste, na ilha de São Miguel, para assinalar os 500 anos de história e de presença da igreja nesta zona da ilha.
A exposição que contará com 12 peças do espólio de várias igrejas que integram a ouvidoria do Nordeste é uma organização conjunta da igreja e da Câmara Municipal.
“Fomos instados pela autarquia para participar nas comemorações dos 500 anos do concelho e através desta exposição também damos um contributo para contar a história concelhia dado que a igreja esteve sempre presente desde o inicio do povoamento”, disse ao Sítio Igreja Açores o ouvidor, Pe Agostinho Lima.
O empréstimo das peças para a exposição, que se realiza na sala de exposições do município, foi autorizado pelo Bispo de Angra mediante a supervisão da Comissão Diocesana dos Bens Culturais da Igreja.
A inauguração da exposição realiza-se às 19h30, seguindo-se depois uma palestra no Centro Municipal de Actividades Culturais do Nordeste, sobre Património.
Trata-se de uma ação de sensibilização para a defesa, salvaguarda e conservação do património que abordará diversas temáticas: o património da Igreja e suas funções; a conservação do património móvel e imóvel; os espaços que envolvem as igrejas e as cautelas na conservação e restauro do património religioso.
Esta ação insere-se nas iniciativas da Comissão Diocesana dos Bens Culturais da Igreja, liderada pelo Pe Duarte Melo, estando igualmente presentes nesta conferência outros elementos da comissão, nomeadamente Ana Fernandes, Isabel Albergaria e Igor França.