O Papa anunciou que a sua nova exortação sobre o tema da ecologia integral, que visa dar continuidade à reflexão da encíclica ‘Laudato Si’ (2015) se vai chamar ‘Laudate Deum’ (Louvai a Deus).
O texto vai ser publicado a 4 de outubro, festa de São Francisco de Assis, santo que inspira o nome dos dois documentos.
O anúncio do nome foi feito pelo Papa num encontro com responsáveis de universidades da América Latina, que aconteceu na última semana e foi divulgado esta segunda-feira pelo portal de notícias do Vaticano.
“Há um processo de degradação ambiental, podemos dizer, em geral. Mas isso leva para baixo, para o fundo do poço. Degradação das condições de vida, degradação dos valores que justificam essas condições de vida, porque elas andam juntas”, declarou.
Segundo Francisco, a nova exortação é uma “revisão do que aconteceu desde a COP21, a cimeira do clima de Paris em 2015, talvez a mais frutífera”.
“Há algumas notícias sobre algumas COP e algumas coisas que ainda não foram resolvidas, há uma urgência em resolvê-las. Não é tão grande quanto a ‘Laudato Si’, mas é levar em frente a ‘Laudato si’, para coisas novas, e também uma análise da situação”, tinha explicado o Papa, a 4 de setembro, no voo de regresso a Roma, após uma viagem à Mongólia.
Francisco publicou a sua encíclica ‘Laudato si’, um documento social e ecológico, em 2015; cinco anos depois (18 junho 2020), o Vaticano apresentou um “manual” de aplicação deste documento, com mais de 200 recomendações em defesa do ambiente e da vida humana.
(Com Ecclesia)