Estreia das “Conversas com o Menino Jesus” cria novas vivência na Livraria das Obras Católicas em Angra

Espaço comercial acolhe crianças de São Carlos numa experiência de catequese interativa

Foto: Igreja Açores/TO

Sofia Couto e Edite Ormonde orientaram a primeira sessão das “Conversas com o Menino Jesus” que decorreu este sábado de manhã na Livraria das Obras Católicas, em Angra, juntando crianças do segundo ano de Catequese de São Carlos, num espaço novo onde ouviram a história do nascimento de Jesus.

“Nós hoje procurámos construir o presépio, conhecendo as figuras e desenvolvendo o que é o Natal” explicou Edite Ormonde, catequista nas Fontinhas e que na manhã deste sábado juntamente com Sofia Couto, catequista do primeiro grupo de catequese a visitar este espaço, animaram a iniciativa da Livraria, que é aberta a todas as crianças e que se realizará todos os sábados e domingos do Advento, entre as 10h30 e as 12h00 e as 15h00 e as 16h30, respetivamente.

“Nós raramente paramos em sala porque eles aprendem muito melhor fazendo e estando nas situações. Em vez de dizer sejam bons criamos situações para que eles possam desenvolver e experimentar esses valores é isso que acaba por acontecer. As atividades são muito importantes” refere por seu lado Sofia Couto, catequista há quatro anos que agora orienta este grupo do segundo ano.

“Hoje foi a história sobre o nascimento de Jesus Cristo: a anunciação, a comunicação ao José que era pai sem saber como… Foi um primeiro contacto com a história do nascimento do Menino Jesus”, refere a ex autarca salientando que nestas idades é preciso é que eles retenham alguns valores.

“São muito pequeninos;  são muitos diferentes e o que queremos, a partir destas experiências e, no caso concreto do que é o Natal, é que eles percebam que são aceites como são, que não têm de ser todos iguais e fazêmo-lo de forma ativa, com perguntas” salientou pois as perguntas levam a respostas “e quando são interpelados eles erram e errar é bom porque faz parte da aprendizagem” referiu.

“É curioso porque eles estando imbuídos do espírito de Natal mais comercial quando se lhes pergunta se tivessem que escolher entre o melhor brinquedo e a família responderam que escolhiam a família” recorda Edite Ormonde.

Este domingo haverá uma nova “Conversa com o Menino jesus” a partir das 15h00.

A Livraria das Obras Católicas decidiu contribuir para o Natal da cidade de Angra com alguns eventos que regressem ao verdadeiro espírito de Natal, marcado pelo nascimento do Menino Jesus e que nos convoca para termos a audácia de nascer e de ser de novo, como recordou ao Sítio Igreja Açores Carla Bretão, Ecónoma da diocese e responsável pela gestão do espaço.

A proposta da Livraria, que está no coração da cidade, mas um pouco fora do circuito comercial é levar as crianças e as famílias à celebração do Natal de Jesus, através da leitura de contos e de  histórias.

As “Conversas com o Menino Jesus”, realizam-se aos sábados, entre as 10h30 e as 12h00 e aos domingos, das 15h00 às 16h30, nos dias  1,7,8,14,15,21 e 22 de dezembro.

Nestas conversas as crianças podem ler contos de Natal, participar em jogos, fazer desenhos, havendo, ainda, a oferta de lanche e de um brinde.

Também o “Clube de Leitura, orientado pelo Padre José Júlio Rocha, irá à livraria, no dia 11 de dezembro, às 18h30, e serão apresentados três livros: “Amou-nos”, a última  Carta Encíclica do Papa sobre o amor humano e divino do Coração de Jesus; “O sonho de uma nova manhã- Cartas ao Papa”, de Tomás Halík e a “A vida em nós- aforismos” do cardeal D.José Tolentino Mendonça. Além destes livros, cada membro do Clube de Leitura foi convidado a sugerir um livro.

A Livraria das Obras Católicas é um espaço novo, situado na Rua da Palha. Está aberto de segunda a sábado e agora, neste tempo de Natal, também aos domingos.

A nova livraria situada na antiga instalação do Jornal A união, foi aberta a 8 de dezembro de 2018, depois de uma profunda remodelação.

Scroll to Top