Aposta na formação de catequistas para renovar a catequese.
Iniciou-se ontem na Casa das Obras Católicas, o estágio das Catequistas que concluíram o Curso Geral I e II, orientado pelo Serviço Diocesano de Apoio à Evangelização e Catequese.
O Estágio é parte integrante do Curso Geral de Catequese onde se “coloca em prática a Psico-Pedagogia Catequética e se vive e transmite a Palavra de Deus de cada Catequese e tem como objetivo fazer a aplicação da parte teórica do Curso, em boas práticas de catequese”, refere uma nota do Serviço Diocesano para a Evangelização e Catequese a que o Portal da Diocese teve acesso.
A importância da formação dos catequistas nasce da convicção de que qualquer actividade pastoral, se não for realizada com pessoas bem formadas e preparadas, põe em risco o seu sucesso.
“Os instrumentos de trabalho colocados à disposição da pastoral catequética, se não forem utilizados por catequistas bem formados, não são verdadeiramente eficazes, pelo que uma adequada formação dos catequistas não pode ser descuidada em proveito da atualização dos textos e de uma melhor organização da catequese”, refere ainda a nota.
Esta formação teve como objetivo transmitir a informação e a “sensibilidade” adequadas aos catequistas para que “sejam capazes de transmitir o Evangelho àqueles que desejam entregar-se a Jesus Cristo”, pois só “com Catequistas bem preparados teremos Catequeses renovadas”, conclui a nota do serviço Diocesano de Apoio à Evangelização e catequese.