Escola da Ribeira Grande promove romaria escolar

Iniciativa foi antecipada na ouvidoria. Romaria escolar na ilha realiza-se a 12 de março

Alunos, professores, funcionários e encarregados de educação da escola Secundária da Ribeira Grande, num total de 6 dezenas de pessoas,  saíram este sábado em romaria percorrendo igrejas e ermidas da cidade da Ribeira Grande, a partir da igreja da Ribeirinha.

Durante cerca de cinco horas, estes romeiros foram acompanhados por elementos do rancho de Romeiros da Ribeirinha e com eles rezaram e ouviram algumas reflexões sobre a misericórdia, um tema que atravessou esta romaria. A começar pelo Bispo coadjutor que, durante um encontro na igreja Matriz de Nossa Senhora da Estrela, na Ribeira Grande, falou da importância da Romaria como exemplo da vivência da religiosidade popular.

D.João Lavrador incentivou a comunidade educativa a “manter esta tradição” que na escola encontra “o lugar privilegiado para fazer a interligação entre a cultura e a piedade popular”.

Para o prelado a Romaria é um “momento propicio ao encontro com a misericórdia de Deus através do silêncio e da oração”.

Esta romaria antecipou a Romaria Escolar, organizada pela delegação de São Miguel do Serviço Diocesano da Pastoral Escolar, que se realiza no próximo sábado, dia 12, com particular destaque para a de Ponta Delgada embora se organize em praticamente todas as ouvidorias da ilha.

A Romaria Escolar de Ponta Delgada cumpre o seu 16º ano e o Rancho de Romeiros das escolas de Ponta Delgada será orientado por romeiros dos ranchos do concelho e é organizado conjuntamente por Bento Aguiar, Gabriela Porto e António Canotilho, tendo a particularidade de ser uma romaria mista.

Scroll to Top