Festa de Santa Luzia é assinalada em várias paróquias dos Açores
A festa de Santa Luzia vai ser celebrada este domingo na Ermida de Nossa Senhora da Conceição, no Forte de São Brás, em Santa Maria.
A eucaristia da festa será celebrada pelas 10h00 e presidida pelo padre Rui Silva. Após a eucaristia, por tradição, segue-se o leilão com as ofertas deixadas pelos fiéis.
Reza a história que Santa Luzia nasceu em Siracusa, em Itália, no fim do século III. Conta-se que pertencia a uma família italiana rica, que lhe deu ótima formação cristã, a ponto de ter feito um voto de viver a virgindade perpétua. Com a morte do pai, Luzia soube que sua mãe, chamada Eutícia, a queria casada com um jovem de distinta família, pagão. Luzia vendeu tudo, deu aos pobres, e logo foi acusada pelo jovem que a queria como esposa. Não querendo oferecer sacrifício aos falsos deuses nem quebrar o seu santo voto, ela teve que enfrentar as autoridades perseguidoras.
Foi decapitada a 13 de dezembro. Conta-se que antes de sua morte teriam arrancado os seus olhos, razão porque a consideram hoje a protetora dos olhos.